AME-Rio Caí é fundada para defesa dos moradores atingidos pelas cheias

Na tarde deste sábado, dia 9, o Clube Caça e Pesca de Montenegro foi palco para a criação da Associação dos Moradores Empreendedores Atingidos pelas Cheias do Rio Caí, carinhosamente chamada de AME-Rio Caí. Com o intuito de dar voz aos moradores e empreendedores locais prejudicados pelas constantes inundações, a associação tem como objetivo lutar por melhorias estruturais, proteção ambiental e amparo o para a população.

A cerimônia de fundação, marcada pela leitura dos principais objetivos do estatuto, destacou a ambição da AME-Rio Caí em atuar junto ao poder público para mitigar os impactos das cheias. Entre os objetivos estabelecidos, estão propostas para audiências públicas e projetos voltados ao planejamento territorial e à infraestrutura sustentável, além de atuar junto ao plano diretor de Montenegro, propondo programas e medidas concretas para prevenção de enchentes e manutenção ambiental. A associação se propõe, a intensificar a fiscalização do sistema viário e a promover a educação ambiental, visando a conscientização coletiva.

Durante o evento, o presidente recém-eleito, Giovane Bender, ressaltou a importância da formalização da AME-Rio Caí. “A busca pela criação da associação é justamente para conseguimos ter voz ativa. Essa luta das enchentes é muito antiga”, afirmou Bender, enfatizando a necessidade de “organizar forças” para que a associação tenha representatividade e possa cobrar ações do poder público. Ele reforçou que a associação buscará trabalhar com o poder publico, visando a melhoria das demandas. “Somos parceiros do governo, mas vamos cobrar, e muito” afirmou.

A cerimônia de fundação, contou com a presença de diversas famílias de moradores locais, incluindo Cristiano Hillesheim, que trouxe sua esposa Juliana Cruz e filha Gabriela Hillesheim, para prestigiar o momento histórico. Cristiano comentou sobre a motivação de sua família para participar da associação: “Como estamos vendo que o poder público também não está se movimentando muito, é importante a criação da associação para termos mais força, e assim buscarmos o que merecemos. As últimas enchentes têm nos prejudicado muito, estar aqui é o mínimo que podemos fazer”. Ele acredita que a AME-Rio Caí trará benefícios significativos para a população atingida, enfatizando o papel da comunidade unida em busca de soluções duradouras.

Além do presidente Giovane Bender, também foram eleitos, Gelson Alves como vice-presidente, Sérgio Schons como secretario e Paulo de Matos como tesoureiro. O conselho fiscal ficou a cargo de Belkis Beck, Serginho Silva e Juliano Bender.

Últimas Notícias

Destaques