Projeto trouxe o audiovisual como aliado nas aulas de Inglês
Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente de Montenegro, entraram no universo cinematográfico através de um projeto realizado na disciplina de Língua Inglesa. Os estudantes do 2º ano organizaram e gravaram trailers de livros, e também realizaram todo o processo envolvido nas escolhas das cenas, personagens, atuações e narração no idioma.
A professora Katiele Rutsatz, responsável pelo projeto, explica que a ideia partiu de leituras feitas em sala de aula, no bimestre anterior. “Escolhemos uma obra em Inglês, a White Death, de Tim Vicary, e nos aventuramos em cada capítulo. Além de conseguirmos compreender a prática de conceitos de gramática da Língua Inglesa, os alunos conseguiram desenvolver também as habilidades de speaking e reading, que é a fala e escrita em Inglês”, destaca a professora.
Após o trabalho com a obra literária e o retorno positivo dos alunos, Katiele conta que veio a ideia de criar um Book Trailer, com objetivo de incentivar outras pessoas a conhecerem a obra. “Eles foram muito receptivos, se envolveram bastante desde o início, na leitura, até o final, com o Trailer. Receberam essa proposta com muito entusiasmo e, como resultado, corresponderam ao que eu, como educadora nesta área, esperava”, diz a professora.
Katiele conta que os estudantes se envolveram em cada processo de produção, que passou pela escolheram as cenas, gravação, edição dos vídeos e a narração em Inglês para o projeto. “A ideia é ser como um trailer de filme, mas neste caso, de um livro. O Projeto, com certeza, foi um grande estímulo e quebrou muitas barreiras que eles enfrentavam com o idioma. É, também, uma forma diferente, leve e descontraída de aprender”, aponta a educadora.
O aluno Cristian de Oliveira Duarte da Silva, da turma 224, foi um dos participantes do projeto. Ele destaca que a experiência foi interessante, principalmente na área do aprendizado. “Apesar de divergências criativas, a turma se manteve unida para a realização do projeto, desde a leitura coletiva até a realização das gravações, que tentamos manter semelhante a cenas da obra original”, diz Cristian.
Com o sucesso do projeto com as turmas de 2º ano, a ideia agora é levar a iniciativa para as demais turmas da instituição. Conforme a professora Katiele Rutsatz, a escola já tem demonstrado incentivo à prática da leitura, através de acervos digitais na pandemia, workshops e demais atividades. “Buscamos trazer sempre novas experiências para os nossos alunos. Nos preocupamos em oferecer a eles oportunidades que, com certeza, contribuem no processo de ensino-aprendizado. Esse é mais um resultado satisfatório para nós e para eles”, conclui a professora.