Alunos da Apae participam de mais uma olimpíada

A superação dos próprios limites é a maior conquista esperada pelos atletas que disputam os jogos da instituição

A Escola Nossa Senhora Medianeira (Apae) de Montenegro será representada por quatro alunos na 20ª edição da Olimpíada Especial Estadual da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Sul. O grupo, juntamente com o professor de Educação Física Eduardo Gonçalves Pereira, 30 anos, faz parte das 205 unidades de Apaes do estado que participam dos jogos.

O evento é promovido pela Federação das Apaes (Feapaes-RS), com apoio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Na ocasião, são aguardadas mais de 1.200 pessoas entre atletas, juízes, coordenadores, familiares e profissionais das mais variadas áreas. O objetivo é estimular a ação participativa e integrada na sociedade por meio de práticas esportivas. “Espírito” esse que já foi compreendido pelo aluno Fabiano Mayer, de 43 anos. Para ele, alguns colegas são como irmãos e conhecer novos amigos é sempre bom.

Os alunos Ricardo e Fabiano aguardam ansiosos pelo início dos jogos

Durante as competições, Fabiano e os atletas Cristiano Dorneles, 28 anos, Ricardo Grings, 37, e Daniela Vedoi, 26, estarão unidos como uma família, sob os cuidados do professor Dudu, como é carinhosamente chamado pelos alunos. No período dos jogos, eles ficarão alojados nas instalações da universidade. O clima é tranquilo, pois, conforme o educador, os competidores são responsáveis e regrados. Além disso, manter o bom comportamento e foco pode ajudar na hora de conquistar a tão sonhada vitória e trazer medalhas para casa.

A expectativa é grande, já que a escola montenegrina participa das olimpíadas há vários anos e seus jogadores sempre apresentam bons resultados. Contudo, o maior objetivo dos atletas é superar os próprios limites, destaca Eduardo. Segundo ele, os alunos passam o ano todo aguardando ansiosos pela chegada deste momento. “Eles amam o esporte. Tudo isso pra eles é muito bom, porque eles estão interagindo com outras pessoas.”

Os montenegrinos participam de oito provas, dentro das 11 modalidades esportivas das olimpíadas. Cristiano estará nas disputas de atletismo, nas corridas de 50 e 100 metros Down Masculino, e também no levantamento de peso, 4 kg Masculino. Na caminhada, Ricardo irá percorrer 25m. Fabiano disputa nos dardos. Já a única mulher do grupo quer conquistar títulos no atletismo, nas categorias de 50m e 100m Down Feminino e no levantamento de peso 4kg. As olimpíadas são compostas ainda por provas de Natação, Handebol, Basquetebol, Tênis de Mesa, Futsal, Futebol Sete, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Capoeira e Bocha Paralímpica.

A abertura do evento acontece às 18h do dia 4 de dezembro, na Ulbra Canoas, com a presença do governador José Ivo Sartori. As competições vão das 8h30min às 12h e das 14h às 18h, com exceção do Atletismo, que ocorre no dia 6, das 15h às 19h.

Últimas Notícias

Destaques