Saiba como manter o valor nutricional, mudando os ingredientes
Com a alta no preço de alimentos básicos e essenciais na mesa dos brasileiros, não restam muitas alternativas para algumas famílias se não mudanças no cardápio. Infelizmente, com a crise gerada pela pandemia, entre outras razões, a situação se agravou e muitas pessoas precisaram mudar as refeições para pratos mais simples. Até o tradicional arroz e feijão pesou na compra do supermercado. A carne não fica atrás e tem muita família sem ela na geladeira. Mas você sabia que tem como substituir esses alimentos por outros mais baratos e manter o valor nutricional? É o que conta a nutricionista Cíntia Eliana Rohr.
O arroz é uma fonte de carboidrato simples e que pode ser substituído pelo macarrão, por exemplo. Mas e se o macarrão também não for uma alternativa para determinada família? Cíntia destaca o aipim, batata inglesa ou doce e até moranga como possibilidades. E esses alimentos têm alguns pontos positivos. Os dois últimos citados proporcionam saciedade por maior tempo, já que são absorvidos lentamente pelo organismo.
Já o feijão é uma leguminosa que pode ser substituída pela lentilha, ervilha ou grão de bico. Além de, claro, outros tipos de feijão, mas que também andam com valores elevados.
Já a carne é fonte de proteína. Para vegetarianos e veganos, ovos e produtos a base de soja como hambúrgueres, almôndegas e queijos podem ser uma boa opção. Já para quem não abre mão de carne no dia a dia, mas está com dificuldades com o valor, frango, porco e peixes são ótimas pedidas com fontes de vitamina D. Infelizmente, na última semana carne suína também encareceu. Tais alimentos são importantíssimos para o controle da imunidade além de essenciais para fixar o cálcio.
Cíntia ainda ressalta que nesse momento de pandemia, é essencial que se mantenha a imunidade do corpo com ajuda de alimentos mais naturais possíveis. “Reduzindo aditivos químicos no preparo. A frase ‘descasque mais e desembale menos’ nunca foi tão importante para mantermos nossa saúde e nutrição”, pontua.
E agora que você já sabe quais alimentos comprar para economizar em momento de crise, já sabe o que cozinhar com eles? Foi pensando nisso que te trouxemos três receitas. Uma com moranga, outra com lentilha e a última com frango. As três receitas são muito simples, a fim de te mostrar que tem como se alimentar bem e pagando menos. Confere só:
Purê de moranga
Ingredientes
– 1 quilo de moranga;
– ½ caixa de creme de leite (se preferir pode utilizar leite comum);
– 2 colheres (de sopa) de manteiga;
– 5 xícaras (de chá) de água;
– Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo
Descasque, pique e cozinhe a moranga em 5 xícaras (chá) de água até ficar macia.
Escorra a moranga e amasse bem com um garfo, deixando uma massinha sem pedaços.
Coloque a manteiga na panela e deixe derreter.
Junte a moranga na manteiga, tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem.
Junte o creme de leite (ou leite) aos poucos até atingir consistência que deseja e está pronto.
Lentilha
Ingredientes
– 1 cebola média picada;
– 3 dentes de alho grandes picados;
– 1 cenoura picada;
– 2 xícaras de lentilha;
– 5 xícaras de água;
– 2 folhas de louro;
– Óleo;
– Sal a gosto;
Modo de preparo
Em uma panela de pressão coloque o óleo, cebola e alho. Refogue até dourar. Acrescente a lentilha, cenoura e água e após tampe a panela. Deixe cozinhar por 5 minutos após o início do chiado. Depois, tire a pressão da panela, abra, experimente o sal, se quiser, acrescente mais. Deixe cozinhar por mais um minuto e está pronto.
Filé de frango acebolado
Ingredientes
– 1 peito de frango sem pele e sem osso de aproximadamente 800g.
– 1 cebola grande cortada.
– 1 colher de chá de margarina.
– 2 colheres de óleo.
– Sal a gosto.
Modo de preparo
Corte o filé de frango em alguns bifes e os tempere com sal (pode acrescentar outros temperos de sua preferência, como pimenta).
Em uma frigideira, aqueça o óleo com a margarina.
Frite os bifes até que estejam bem dourados, mas suculentos.
Retire os bifes da frigideira, coloque-os em uma travessa.
Na mesma frigideira, refogue a cebola.
Após, coloque a cebola sobre os filés e está pronto.