AJ Renner revitaliza biblioteca e abre espaço à comunidade

Após seis anos fechado, local tem espaço e acervo novos

Na tarde dessa quarta-feira, 6, o Colégio Estadual AJ Renner celebrou a inauguração de sua nova biblioteca, que esteve fechada por seis anos. Com um evento que reuniu diretoria, professores, escritores e membros da comunidade, a cerimônia marcou o início de uma nova fase para o espaço, que agora foi reestruturado com o objetivo de se tornar um centro de leitura e cultura para toda a região.

A revitalização da biblioteca, agora chamada Biblioteca Comunitária Professor Pedro Pinto da Silva, foi coordenada pelo professor Élvio Duarte de Souza, que destacou os conjuntos de esforços da escola e da comunidade para transformar o local. A primeira etapa da revitalização incluiu uma limpeza completa e a reorganização dos espaços, além da reciclagem de livros e materiais desatualizados que não atendiam mais às necessidades dos alunos.

Uma estante foi feita
exclusivamente para livros de autores locais

Uma das propostas mais inovadoras do projeto é transformar a biblioteca da escola em um espaço aberto à comunidade. Será disponibilizado o acervo e os computadores para pesquisa, de modo que não só os estudantes, mas também os moradores da região possam usufruir de recursos culturais e tecnológicos.

Além disso, a escola busca firmar parcerias com a Biblioteca Pública Municipal e secretarias de educação e cultura para fortalecer o projeto e expandir as atividades oferecidas.Embora várias melhorias já estejam em andamento, o projeto ainda prevê novas disposições, incluindo um projeto moderno para ampliar a acessibilidade e renovar o forro do espaço, que deve proporcionar mais conforto aos usuários.

Placa com o novo nome da biblioteca foi descerrada durante a cerimônia de inauguração

O espaço, que já passou por mudanças significativas, contará com áreas de leitura aconchegantes equipadas com puffs, tatames e almofadas, criando um ambiente acolhedor para os jovens leitores. As próximas etapas envolvem a pintura das paredes, com a participação dos alunos na criação de murais artísticos, e a instalação de painéis que serão utilizados para mensagens de incentivo à leitura e divulgação de produções culturais da escola.

Entre as iniciativas previstas, a coordenação planeja promover saraus, concursos literários e encontros com autores, oferecendo aos alunos a oportunidade de interagir com o universo literário de forma mais próxima e prática. “Queremos que a biblioteca vá além de um espaço de estudo, tornando-se um ponto de encontro e cultura para todos”, ressalta Élvio.

Espaço revitalizado já conta com acervo que, com o tempo, vai aumentando

Na oportunidade, os escritores montenegrinos Emma Ramos de Moraes, Hélio Alves de Oliveira, Paulo Rodrigues e Djacir Vieira Alves foram homenageados, além de quem dá nome à biblioteca: Professor Pedro Pinto da Silva.
O prefeito Gustavo Zanatta, secretários e vereadores também participaram do evento.

Presentes puderam conhecer o espaço físico da biblioteca

Últimas Notícias

Destaques