Agricultores da localidade de Sobrado, interior de Montenegro, formalizaram nesta quinta-feira, dia 13, sua Associação. Ela inicia com 22 famílias que já trabalham em conjunto há cerca de quatro anos, adquirindo implementos agrícolas, sementes e insumos. Segundo seu presidente, Cristiano Alberto Fetzner, a abertura de CNPJ traz agora novas perspectivas em relação a aquisições coletivas que facilitem o trabalho no campo e qualifiquem a produção.
O processo teve apoio da Emater /Ascar-RS, e o coordenador do escritório local, Everaldo Vinício da Silva, recorda que o grupo foi reunido pela primeira vez em 2004, justamente para conquista de um Pronaf Coletivo. “De uns anos para cá a gente vem trabalhando com eles a parte organizacional”, recorda. A decisão pela Associação de Agricultores de Sobrado foi tomada há um ano, em reunião com o Núcleo de Cooperativas da Emater.
Na comunidade de Sobrado as culturas predominantes são da silvicultura, em especial o plantio de Acácia Negra; e a criação de gado, leiteiro e de corte. Fetzner explica que o grupo já comprou maquinário coletivo, todavia usando o CPF particular de algum dos agricultores. A partir da Associação as compras serão feitas em nome da pessoa jurídica, ficando à disposição para uso de forma organizada.
“Tem máquina que custa 50.000 Reais e o agricultor usa uma ou duas vezes por ano”, explica. O presidente lembra ainda que são propriedades pequenas, com máximo de 4 módulos – 72 hectares –, que as enquadrada na Agricultura Familiar. O secretário Municipa
l de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper, assinala que agora os agricultores de Sobrado podem reivindicar de forma coletiva apoio estrutural, inclusive de repasse de máquinas e equipamentos, a exemplo do que acontece com famílias de Muda Boi e de Campo do Meio.
O prefeito Gustavo Zanatta também destacou os benefícios da mobilização social, ao trazer respaldo na busca dos diretos e estreitar a distância com os governos. “Quando a gente escuta que tem uma comunidade organizada, dá prazer em ajudar”, afirmou. E seguindo nesta linha de raciocínio, a Associação já entregou ao prefeito uma carta com suas necessidades mais urgentes, dentre as quais instalação de rede elétrica trifásica e a busca por melhoria nos sinais de internet e de celular.