O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), mantido pelas prefeituras da região através do Consórcio Intermunicipal Vale do Caí (CIS/Caí), terá seus serviços ampliados a partir de segunda-feira. Com a mudança para o complexo da antiga fábrica da Antárctica, os pacientes passarão a contar, em breve, com exames de Raio X. Imediatamente, a quantidade de consultas será aumentada.
Como o novo endereço fica distante do centro de Montenegro, a Administração Municipal e a Viação Montenegro estenderam algumas linhas de ônibus até o local. De segundas a sextas-feiras, os coletivos que saem da parada em frente ao Supermercado Asun, na Rua Capitão Cruz, às 7h45, às 10h, às 12h20 e às 17h terão a Antárctica como último destino. Os retornos (saídas) de lá ocorrerão às 8h, às 10h15, às 12h35 e às 17h15.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Paulo Reinaldo Tempass Junior, lembra que os itinerários em Montenegro são integrados. “Os ônibus convencionais, não importa de onde saiam, têm como destino a parada em frente ao Asun. Ali, o usuário pode seguir em outro coletivo, para qualquer bairro, sem a necessidade de pagar uma segunda tarifa”, ressalta. A passagem no transporte coletivo urbano custa R$ 4,80.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o Raio X é uma ferramenta extremamente importante para tratamentos e diagnósticos. E uma sala de Raio X deve ser blindada para proteger os pacientes, funcionários e acompanhantes da exposição à radiação. “A espessura mínima recomendada para a blindagem é de 1,5 cm de chumbo. O local para onde o CEO será transferido já possui esta estrutura, tornando desnecessário o investimento em adequações”, explica Andrea Coitinho da Costa.