Acervo do Museu Histórico é retirado do prédio

Objetos são preparados para serem abrigados na Estação da Cultura

O final de semana foi de trabalho no Museu Histórico Nice Antonieta Schuler, em Montenegro. Membros do Sistema Estadual de Museus e do Conselho Regional de Museus realizam a ação de retirada do acervo do local. A atividade foi coordenada pela Dipahc em parceria com o SEM, COREM-RS e museólogos voluntários. A próxima etapa, agora, é a transferência do acervo para a Estação da Cultura, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

“Nós já havíamos retirado o acervo do Arquivo Histórico. Agora fizemos a mudança do acervo do Museu que foi atingido pela enchente. Esta é uma das etapas de ações para o salvamento da história de Montenegro”, destaca a diretora da Dipahc, Juciele Paz.

Nesse momento, os materiais estão resguardados no Arquivo Histórico, onde receberão cuidados e serão catalogados, para posterior mudança.

Os materiais estão resguardados no Arquivo Histórico, onde receberão cuidados e serão catalogados. Foto: SEM e COREM-RS

De acordo com Doris Couto, coordenadora estadual do SEM e Aline Escandil, presidente do COREM-RS, a ação de transferência do acervo para o prédio do Arquivo Histórico precisava ser realizada sem riscos ao acervo e de forma organizada. “Instalamos em um local arejado, em prateleiras seguras e salas mais amplas que a reserva técnica antiga – isso assegura melhores condições de conservação das peças enquanto aguardam o projeto técnico da transferência definitiva para o Predio da Estação Cultura”, frisaram as museólogas.

Entre os voluntários museólogos estava Alice Bemvenutti, que tem ligação afetiva com Montenegro. Ela participou dos seminários nacionais de educação realizados na cidade. “Estar como voluntária em uma ação solidária para salvamento de um acervo histórico que está situado no prédio da antiga Cooperativa dos Ferroviários e que possui em sua coleção alguns objetos da antiga ferrovia, diz respeito a um compromisso que assumo como museóloga e como pesquisadora.”

Além dos profissionais voluntários, a ação contou com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura, Desporto e Turismo, Educação, Gabinete do Prefeito, Emater Montenegro/Grupo Organizado do Lar Porto Pereira, Restaurante Drikah, Hotel Niro, Armazém da Pizza e Ecocitrus.

Últimas Notícias

Destaques