Momento bastante esperado de qualquer festa de São João, o acendimento da fogueira do São João do Montenegro, evento que ocorre no Parque Centenário desde a semana passada e que chega ao final no domingo, dia 25, aconteceu no começo da noite deste sábado, dia 24. A fogueira foi acesa por volta das 18h, encantando o público que se reuniu para acompanhar a queima.
Tradicional, a fogueira representa a purificação e renovação – simbolizando a queima dos problemas e negatividades do passado e trazendo prosperidade e boas energias para um novo ciclo. Mais do que isso, ela também traz lembranças. Acompanhada dos filhos pequenos, a montenegrina Marlene Gehlen viu a queima da fogueira e lembrou-se da sua adolescência.
“A gente tinha terreno para o interior e a gente fazia a fogueira. Era um momento bem marcante, bem agradável”, contou Marlene. “Hoje achei bonito e as crianças gostaram também, chamou a atenção delas de longe”, enfatizou. Segundo ela, além da fogueira, a família também aproveitou a festa São João do Montenegro para ir no parquinho, comer e fazer outras atividades, ou seja, desfrutar o dia no Parque Centenário.
Vinda de São Sebastião do Caí, a família de Renato Machado também aproveitou o dia no São João do Montenegro. “A festa está muito bonita. O parque está ficando bacana, bem estruturado”, comentou Renato. Junto com a esposa e suas duas filhas, ele acompanhou a queima da fogueira e revelou uma curiosidade: sua filha mais nova é fã dos bombeiros e esperava mais o momento no qual eles iriam extinguir as chamas do que a queima da fogueira em si.
Além da queima da fogueira, o sábado também teve, mais uma vez, apresentação de quadrilha. Neste sábado, foi a vez da quadrilha Os Balanceiros, do Studio Bálance junto com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Adenillo Edgar Rübenich, a creche Tio Riba, se apresentar. Eles levaram ao público espetáculo com o tema “Ao sertão e além – uma andança atípica”.
Diretora do Bálance, Bianca Leitão, a Bibi, explicou que a apresentação foi baseada num espetáculo do estúdio de dança, que foi adaptado para a quadrilha. “O objetivo é a gente dar protagonismo para as pessoas com autismo. A gente está trazendo essa temática e passando informação para as pessoas de uma forma lúdica e divertida”, afirmou. Além dos dançarinos do Bálance e de alunos da Tio Riba, a apresentação contou com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Festa chega ao fim neste domingo
O domingo, dia 25, será o último dia de festa no Parque Centenário. O encerramento será marcado pela escolha da quadrilha mais popular – que contará com apresentação reduzida de todas as quadrilhas participantes a partir das 18h30min. Antes disso, ainda se apresentarão, às 17h30min, a quadrilha do Clube Riograndense com o tema “Saudades do São João de antigamento” e, às 18h, a qualida Apaixonados.
Haverá, ainda, a renovação dos votos do casal Rosinha e Genésio. Outra atração será o show nacional com a banda Rastapé, às 19h30min. Às 21h, DJ Finna assume a animação para encerrar a festa. Vale lembrar, que o Parque Centenário estará aberto já a partir das 11h.