Acender churrasqueira com inflamáveis é perigoso

Acidente grave ocorrido com montenegrino alerta para o risco de usar álcool ou gasolina na hora de fazer o fogo

O acidente ocorrido com o montenegrino Adelar Júlio Silvestro, de 65 anos, no período do Natal, serve de alerta a respeito do manuseio com fogo. Ele queimou várias partes do corpo ao acender a churrasqueira de casa usando gasolina. Altamente inflamável, o combustível atingiu as roupas e o calor intenso gerou queimaduras graves e muitas bolhas no tórax, braços, mãos e dedos. Ele foi atendido no Hospital Montenegro (HM), e já está em casa se recuperando fora de perigo.

Frequentemente, os Bombeiros orientam a respeito dos cuidados com acendimentos, inclusive de fogão à lenha e lareiras. Mas, sem dúvida, os acidentes mais comuns estão relacionados com às churrasqueiras, como outro caso ocorrido em Tramandaí e que deixou quatro pessoas da mesma família feridas, também na véspera deste Natal. As vítimas sofreram queimaduras de 1º e 2º graus  após usarem gasolina para fazer fogo.

Eles preparavam a ceia quando um dos homens decidiu colocar o combustível para aumentar o fogo. No entanto, houve uma explosão e as chamas se alastraram, atingindo as quatro pessoas que estavam na cozinha da residência. Mas o mais frequente ainda envolve o álcool líquido, isso porque o produto é muito volátil e ao jogar o líquido sobre brasas podem ocorrer respingos, provocando queimaduras graves em quem manuseia ou em quem estiver  próximo.

O mais grave acontece em festas nos finais de semana, quando o churrasqueiro ao tentar acender o fogo não se cerca de quaisquer tipos de segurança. É importante também que as pessoas leiam as instruções de uso dos produtos. É um hábito que geralmente os consumidores não têm.

O ideal seria que o álcool líquido fosse utilizado apenas como higienizante e que as pessoas se habituassem a utilizar o gel para evitar os acidentes. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar não recomenda que se utilize esse tipo de produto. Mas se mesmo assim for utilizar esse tipo produto, recomenda-se o que está no box ao lado.

Cuidado ao acender fogo
1- Nunca jogue álcool líquido ou outro inflamável sobre chamas ou brasas. Esses produtos podem explodir e provocar queimaduras até fatais. A única forma segura é colocar uma pequena quantidade no carvão ainda apagado, e acender observando uma distância de segurança;

2- Para acender fogueiras ou churrasqueiras, prefira os tabletes acendedores e álcool gel. Outras opções são usar gravetos secos na base do carvão, caixa de ovos, azeite, pinha do pinheiro ou fazer um “vulcão” com jornal enroscado em torno de uma garrafa. Coloque no centro da churrasqueira e deposite o carvão na volta. Depois, usando outro papel, acenda o vulcão;

3- Em caso de acidente, lave o local com água limpa corrente e proteja a parte ferida com papel laminado ou pano úmido. Não passe nenhum produto sobre a queimadura.

Últimas Notícias

Destaques