A data de 15 de abril é conhecida como Dia Nacional de Conservação do Solo e foi esse o tema que serviu como ponto de partida para as provas da 3ª Gincana Socioambiental, desenvolvida pelo projeto Tampinha Solidária em Montenegro. As provas da disputa já mobilizam os 15 grupos formados por alunos e educadores de escolas da Cidade.
Antes mesmo do prazo para inscrições na gincana chegar ao fim, no sábado, dia 13, de manhã, o número total de vagas já havia sido preenchido. Na manhã de segunda-feira, as duas primeiras tarefas foram apresentadas às equipes.
Os grupos têm até as 20h do dia 22, próxima segunda-feira, para gravar relatos (em um desses formatos: MP3, MP4, WAV, ou WMA), com duração de até 60 segundos, explicando o que levou a equipe a se inscrever na gincana.
O prazo de uma semana para entrega da tarefa também se aplica ao segundo desafio dos grupos. Eles devem desenvolver cartazes com dicas, respondendo a seguinte pergunta “Como os cuidados com o lixo podem contribuir com a preservação do solo?”. A tarefa será avaliada pelo comitê da gincana, com base no que foi proposto as equipes.
Os responsáveis por analisar, julgar e pontuar as tarefas criativas realizadas pelas equipes, são a bióloga Gisele Ramos Keller, a engenheira química Jéssica Carla De Azevedo e a artista plástica Lisa Borchardt.
Gincana Socioambiental
A Gincana Socioambiental é desenvolvida pelo projeto Tampinha Solidária, sob coordenação de coordenação, que é representado por Lucas Vinícius Moraes da Silva. O objetivo é promover a cultura socioambiental, por meio de atividades e tarefas realizadas pelas equipes inscritas, de forma lúdica, podendo envolver e buscando engajamento de colaboradores de toda comunidade escolar, contribuindo com o processo de educação ambiental para uma sociedade com mais conhecimento e informada dos impactos socioambientais e das ferramentas de prevenção.
A Gincana ocorre entre os dias 15 de abril e 16 de junho e conta com o apoio da Montepel – Inteligência Ambiental. Assim como no ano passado, as equipes poderão acompanhar o placar semanalmente através do Jornal Ibiá.
A equipe vencedora irá destinar R$ 2 mil para uma entidade, previamente informada no ato de inscrição na gincana. O valor é disponibilizado pelo projeto Tampinha Solidária.
Escolas participantes da 3ª Gincana Socioambiental
*Colégio Estadual Ivo Bühler
(Equipe Eco CIEP)
*E.E. Dr. Paulo Ribeiro Campos
(Equipe POLIVALENTE)
*E.E.E.F Adão Martini
*E.E.E.F Coronel Álvaro De Moraes
*E.E.E.F Dr. Jorge Guilherme Moojen (Equipe Moojen)
*E.E.E.F Osvaldo Brochier
(Equipe Osvaldo Tampinhativa)
*E.E.E.M Delfina Dias Ferraz
(Equipe Delfa)
*E.E.E.M São Francisco De Assis
(Equipe São Francisco)
*E.M.E.F Ana Beatriz Lemos
(Equipe Amamos Nossa Natureza)
*E.M.E.F Cinco de Maio
(Equipe Cooperfive)
*E.M.E.F Dr. Walter Belian
(Equipe WB)
*E.M.E.F José Pedro Steigleder
(Equipe JPS)
*E.M.E.F Lena Rozi Da Rocha Pithan (Equipe Lena Pithan)
*E.M.E.F São Paulo
(Equipe São Paulo)
*E.M.E.I Gente Miúda