Cartório Eleitoral inicia campanha em busca de novos mesários

Voluntários irão atuar nas eleições municipais deste ano

O Cartório Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral, responsável pelos municípios de Brochier, Maratá, Montenegro, Pareci Novo e São José do Sul, deu início neste mês de junho à organização das seções eleitorais que acolherão mais de 60.000 eleitores nas eleições municipais deste ano. Para a composição das equipes de trabalho, o cartório está buscando atrair novos voluntários para atuarem como mesários no dia do pleito.

Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral, Diego Bonato Coitinho, cada seção eleitoral necessita de quatro integrantes: presidente, primeiro mesário, segundo mesário e secretário. “Tradicionalmente, priorizamos a seleção de mesários entre os voluntários cadastrados. No entanto, mesmo com o grande número de voluntários atualmente inscritos, muitos não podem ser convocados devido a impedimentos legais ou questões pessoais.

Por isso, estamos intensificando a campanha para atrair novos voluntários e, assim, evitar a convocação de eleitores não voluntários”, explica Coitinho.

Benefícios para os Mesários Voluntários
Para incentivar a participação, o Cartório Eleitoral destaca uma série de benefícios oferecidos aos mesários voluntários:
– Participação Ativa no Processo Eleitoral: Os mesários têm a oportunidade de participar ativamente das eleições, um dos principais pilares da cidadania e do exercício do direito ao voto.

– Convívio Social: A atividade proporciona um momento de reencontro e interação social, permitindo que os mesários encontrem antigos conhecidos no dia do pleito.

– Critério de Desempate em Concursos Públicos: Em diversos concursos públicos, o trabalho como mesário pode ser utilizado como critério de desempate na classificação final.

– Isenção de Taxas de Inscrição em Concursos Públicos: Mesários têm direito à isenção de taxas de inscrição em concursos, como os realizados pelo município de Montenegro-RS, entre outros.

– Folgas no Trabalho: Para cada dia de convocação, o mesário tem direito a dois dias de folga sem prejuízo da remuneração. Aqueles que participam do treinamento e trabalham no sábado e domingo da eleição, por exemplo, ganham um total de seis dias de folga.

– Horas Complementares em Instituições de Ensino Superior: Diversas instituições de ensino reconhecem a atividade de mesário como parte das horas complementares exigidas em cursos superiores.

– Auxílio-Alimentação: Os mesários recebem um auxílio-alimentação no valor de R$ 60,00, depositado via Pix, para o dia do pleito.

Quem pode ser mesário?
Para se candidatar a mesário voluntário, é necessário ser maior de 18 anos, estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e não se enquadrar nas seguintes vedações: candidatos e seus parentes até o segundo grau, inclusive por afinidade, e cônjuges; membros de diretórios de partidos políticos que exerçam funções executivas; autoridades e agentes policiais, além de funcionários em cargos de confiança no Executivo.
Os interessados devem entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Montenegro, fornecendo nome completo, CPF e telefone atualizado. O contato pode ser realizado via WhatsApp pelo número (51) 99871 1440.

Últimas Notícias

Destaques