Seus planos de enfrentamento às enchentes e alagamentos?

As mudanças climáticas vão exigir, de todos os municípios, novos planos de contingência para enfrentar eventos extremos. Os temporais tendem a ser mais destrutivos, as secas mais longas e as enchentes mais comuns. E a solução de um problema pode, logo à frente, causar outro. Por isso, é preciso ser responsável.

Desde o segundo semestre de 2023, o Rio Caí subiu além da cota de inundação – 6 metros – 13 vezes. Tivemos quatro grandes enchentes: em julho, setembro e novembro de 2023 e em maio deste ano. Esta última, a maior e mais destrutiva de todas. Quase 5 mil famílias e 130 profissionais autônomos foram atingidos.

Eu e o Cristiano trabalhamos de forma incansável para salvar vidas e minimizar os efeitos da tragédia. Com o apoio de bombeiros, empresas, entidades e centenas de voluntários, fizemos resgates e abrigamos milhares de pessoas. Depois, lideramos mutirões de faxina e alcançamos alimentos, materiais de higiene e limpeza, agasalhos e colchões às vítimas. Também ajudamos estas pessoas com recursos e acesso a benefícios – dinheiro e moradias – do Município, do Estado e da União. E isentamos do IPTU e do ISSQN os moradores e pequenas empresas das áreas alagadas.

De outro lado, estão em andamento operações de desassoreamento dos arroios, com o uso de máquinas e equipes próprias e por meio da contratação de terceiros. Também estamos reforçando nossos apelos para que o Estado faça o mesmo com o Rio Caí, sobre o qual não temos jurisdição. E ainda reequipamos a Defesa Civil e os Bombeiros.

Como prefeito, apoio a atualização e a execução de projetos regionais que venham a reduzir o volume de água nos momentos críticos, como canais extravasores. Desde que se prove que, durante uma estiagem, estas obras não vão comprometer a captação da água que abastece a cidade.

Também vamos reunir o Conselho do Plano Diretor para definir estratégias que permitam a desocupação das áreas alagadiças, ampliando a oferta de imóveis em outros locais. Talvez por meio da redução de alíquotas de ISSQN, IPTU e ITBI. Vem com a gente fazer estas mudanças! Zanatta é 10!

Últimas Notícias

Destaques