Quando assumimos, em 2021, eu e o Cristiano nos deparamos com incontáveis problemas. Estruturas abandonadas, obras por fazer há décadas, falta de iniciativa e escândalos haviam roubado da comunidade o orgulho de viver aqui. Além disso, praticamente todos os dias alguém se machucava em acidentes nas travessias pela RSC 287.
Hoje a realidade é bem diferente. Nosso lema é “mais mudanças” porque o projeto de construção da nova cidade não pode parar, muito menos retroceder. Obviamente, nos próximos quatro anos, também haverá grandes e importantes obras. E vamos lutar por projetos para reduzir o impacto das cheias. Por outro lado, neste segundo governo, o principal objetivo será, ainda mais, a melhoria da qualidade de vida dos montenegrinos.
Por qualidade de vida, entendemos o conjunto de ações que permite às pessoas viverem bem, sem ameaças à saúde e à segurança, em ruas e estradas limpas, sem buracos, com redes de esgoto funcionando e drenagem adequada. Qualidade de vida contempla calçadas em boas condições, iluminação eficiente, boas opções de lazer e convívio. Também exige atendimento de saúde qualificado e escolas bem estruturadas.
Programas como Asfalto para Todos e Família na Praça terão continuidade e serão ampliados. Assim como os mutirões de exames e cirurgias. O foco de todo o nosso trabalho será as pessoas. Queremos que cada montenegrino ame esta cidade e sinta o desejo de permanecer aqui, vivendo e crescendo pessoal e profissionalmente num ambiente de alegria e felicidade.
Alguns podem achar que se trata de uma utopia, mas não é. Há quatro anos, muita gente dizia que não tinha como acabar com as mortes na RSC 287. Não havia esperanças na reconstrução do Parque Centenário e na reabertura do Teatro Roberto Cardona. Os ginásios Domingão e Azulão pareciam condenados para sempre. Tudo isso mudou, apesar da pandemia, da seca e das enchentes.
Queremos encerrar esse texto com um ensinamento de São Francisco de Assis. “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível.” Se você acredita nisso, vem com a gente. Zanatta é 10!