O que o seu governo vai fazer para garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural de Montenegro?

A preservação do patrimônio histórico de uma comunidade é muito importante. É no passado que estão as nossas referências e mantê-las vivas faz parte do processo de evolução, como modelo para os acertos e alerta para os erros.

Nesta área, nosso foco estará, principalmente, nos prédios públicos. Estamos ultimando os projetos para a restauração das construções que abrigam o Museu Nice Schüler e o Arquivo Histórico Maria Eunice Müller Kautzmann. Nossa meta é lançar os editais para a contratação das obras ainda neste ano.

Outra prioridade será a restauração do Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura, e do prédio situado na frente, que abrigava a Secretaria de Obras. Esse processo está em fase de elaboração. Assim que o valor necessário for apurado, vamos definir a forma de custeio: recursos próprios, captação junto ao governo federal ou parceria público-privada.

Quanto ao patrimônio histórico pertencente a particulares, a Administração está ultimando termo de referência para a contratação de um inventário por organizações especializadas. Nem toda a construção antiga possui real valor histórico. Quando esta lista for concluída, ela será a base para definição de políticas públicas de incentivo à preservação.

Nós acreditamos que o poder público deve, sim, honrar o passado, mas não pode se colocar na posição de obstáculo ao desenvolvimento. A maioria das construções antigas é fruto de heranças que precisam ser divididas entre as famílias. É necessário encontrar meios que harmonizem a necessidade de conservação com a realidade social e econômica destas famílias. Proibir a venda ou até mesmo a demolição em troca simplesmente de uma redução de impostos está longe de ser justo.

Governar exige bom senso e sabedoria para fazer escolhas, muitas vezes difíceis. Nestes três anos e meio de governo, estamos reconstruindo a nossa cidade. Enfrentamos as dificuldades e as consequências do pior momento da pandemia de Covid-19, uma seca sem precedentes e as três maiores enchentes da história. Priorizamos as pessoas, a vida. E vamos continuar, com seu apoio. Zanatta é 10!

Últimas Notícias

Destaques