Contratar pessoas qualificadas para os cargos de secretários municipais de Montenegro, diante dos baixos salários que são pagos, é um desafio permanente. Além da coordenação de equipes numerosas e da gestão de orçamentos milionários e serviços complexos, que interferem na vida e no dia a dia de todos os cidadãos, os secretários respondem juridicamente por seus atos, mesmo depois de deixarem as funções.
Entre as características exigidas estão liderança, conhecimento técnico, empatia e, principalmente, comprometimento com as atividades que dependem de seu comando. E, de fato, os salários estão defasados, inclusive se comparados aos que são pagos em cidades bem menores da nossa região.
Pela legislação, a definição destes valores cabe à Câmara Municipal de Vereadores, que, historicamente, não tem aumentado estes subsídios. A situação gera distorções, como a existência de subordinados com vencimentos maiores que os das chefias. Essa realidade dificulta, em alguns casos, contratações em segmentos onde a inciativa privada remunera melhor em virtude do alto nível de especialização.
A alternativa tem sido a busca de pessoas dentro do próprio quadro do Município. Hoje temos dois servidores no primeiro escalão. E outros quatro são aposentados. Eu e o Cristiano tivemos sorte por ter encontrado, para a linha de frente do governo, bons profissionais com elevado espírito público. Não estão conosco por dinheiro, mas porque partilham o sonho de uma nova cidade, que está sendo construída dia a dia.
No que diz respeito ao perfil, temos procurado conciliar o conhecimento das pessoas com seu engajamento político. Em algumas áreas, é importante que o secretário esteja politicamente alinhado com o governo, para dar o tom dos trabalhos e assegurar o cumprimento do plano de governo escolhido pela comunidade através do voto.
Assegurar que, no futuro, os salários dos secretários estejam adequados ao mercado e às necessidades da função é uma meta que eu e o Cristiano estabelecemos. Passa por um diálogo honesto e transparente com a Câmara de Vereadores, que certamente será sensível a esta necessidade.
Por mais mudanças! Zanatta é 10!