A área industrial de Montenegro, situada junto ao Polo Petroquímico, tem um valor inestimável para o futuro do nosso Município. O complexo possui em torno de 700 hectares, dos quais pelo menos 100 estão destinados à preservação permanente. Até o momento, há 26 lotes ocupados e 47 ainda estão disponíveis.
No local, já estão situadas algumas das maiores empresas de Montenegro, como John Deere, Polo Films, Arauco, Bepo, Resiplastic e TW Transportes. Parte da área está destinada ao Polo da Química. O primeiro grande investimento neste setor foi realizado pelo Cimento Gaúcho, em 2023, somando em torno de R$ 100 milhões, e a empresa está preparando a duplicação das operações. Toda essa área dispõe de infraestrutura completa, com água, luz e redes de drenagem. Também possui excelentes condições para a logística de cargas, incluindo um terminal portuário.
A Administração Municipal vem trabalhando fortemente na divulgação dessa opção de investimento junto ao setor produtivo, por meio de suas entidades representativas, como a Fiergs e sindicatos dos diversos segmentos industriais. Esse trabalho será reforçado, à medida em que o Distrito Industrial de Montenegro agrega outra condição que agora passa a ser ainda mais valorizada: está livre de qualquer ameaça de enchente. É sinônimo de tranquilidade aos investidores.
Eu e o Cristiano nunca medimos esforços no sentido de atrair investimentos e de ajudar os empreendedores locais. Inclusive, conseguimos que o governo do Estado passasse a aceitar, dentro do Polo da Química, também empresas da área de logística, facilitando o escoamento dessa produção.
Desde que assumimos, foram concedidos incentivos a várias empresas, como redução de impostos e oferta de serviços, como terraplanagem e melhorias em acessos. E o governo propiciou mais de 50 cursos de qualificação para a mão de obra local, definidos com base nas principais demanda do setor produtivo.
Vem com a gente. Por mais mudanças. Zanatta é 10!