Jiu Jitsu. Jovens lutadores tiveram ótimos resultados na temporada
Poucos atletas de Jiu Jitsu do Estado subiram mais vezes ao pódio em 2019 que os irmãos Yustos e Lira Techeira. A dupla montenegrina deu show nos tatames e fechou o ano em grande estilo.
Com apenas nove anos de idade, Yustos já é bicampeão mundial em sua categoria e, somente nesta temporada, subiu ao pódio 31 vezes. Detalhe: ele disputou 31 campeonatos. Já Lira, de sete anos, participou de 14 competições e figurou no pódio em todas.
Nada é por acaso. A preparação dos irmãos é intensa. Duas vezes por semana, os pequenos gigantes realizam atividades de força e resistência.
Eles ainda têm seis aulas semanais de Jiu Jitsu e uma aula personalizada de grappling. “A rotina é carregada de atividade, isso é o que move nossos dias. O ano de 2019 foi de sucesso, esperamos repetir essa alegria em 2020. Os desafios serão maiores”, destaca a mãe dos jovens lutadores, Cleusa Kunrath.
Yustos perdeu pouquíssimas lutas neste ano que está se encerrando. Das 31 medalhas conquistadas pelo atleta, 26 foram de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Em 2020, o lutador de nove anos já está inscrito em cinco campeonatos, entre eles o Campeonato Mundial (buscará o tri), o Sul-Americano e o Campeonato Brasileiro, em São Paulo. Sua irmã Lira já está com presença confirmada em três competições.