Vem aí o sexto Gre-Nal do ano: Rivais chegam em fases opostas

Clássico 428 acontece neste sábado, na Arena, pelo Brasileirão

Com desfalques importantes e vivendo momentos distintos na temporada, Grêmio e Inter chegam para o sexto clássico da temporada. Neste sábado, tricolor e colorado se enfrentam na Arena do Grêmio, a partir das 17h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Inter é o vice-líder da competição, enquanto o Grêmio ocupa a 15ª colocação. No entanto, a fase gremista é melhor e o retrospecto recente contra o rival também pesa a favor da equipe do técnico Renato Portaluppi.

Nos cinco jogos anteriores em 2020, foram quatro vitórias tricolores e um empate. O time do argentino Eduardo Coudet sequer balançou a rede do rival. O treinador colorado, inclusive, balança no cargo após insucessos em clássicos e os maus resultados recentes. No mês de setembro, o Inter venceu apenas duas partidas de nove (além de três derrotas e quatro empates).

No geral, o Grêmio carrega uma invencibilidade de 10 partidas contra o maior rival. Apesar disso, o desempenho recente do time gremista não tem agradado boa parte da torcida. A vitória no Gre-Nal da Libertadores, no último dia 23, e a classificação antecipada para as oitavas de final da competição, conquistada na última terça-feira, dão tranquilidade para o time de Renato Portaluppi engrenar no Campeonato Brasileiro.

Após 11 partidas disputadas no certame nacional, o Grêmio venceu apenas duas e empatou sete. O acúmulo de empates tem deixado a equipe longe do pelotão de frente. Por isso, o mês de outubro, que inicia com o clássico Gre-Nal neste sábado, será determinante para as pretensões gremistas no Brasileirão.

Para o sexto duelo com o maior rival na temporada, Renato Portaluppi não poderá contar com a dupla de zaga titular. Nesta semana, Geromel e Kannemann foram diagnosticados com Covid-19 e desfalcam o time por, pelo menos, mais uma semana. No meio-campo, o treinador aguarda por Maicon e Jean Pyerre, que se recuperam de lesões. A tendência, no entanto, é a manutenção dos três volantes que atuaram no último clássico.

Desta forma, a provável escalação gremista para o Gre-Nal 428 tem Vanderlei; Orejuela, David Braz, Rodrigues (Paulo Miranda) e Cortez; Lucas Silva, Matheus Henrique, Darlan, Alisson e Pepê; Diego Souza.

Do lado vermelho, o técnico Eduardo Coudet perdeu, nesta semana, mais um titular absoluto para o restante da temporada. Logo nos primeiros minutos do jogo contra o América de Cali, o lateral-direito Saravia rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e só voltará a atuar em 2021. A lesão do jogador argentino é idêntica à sofrida pelo peruano Paolo Guerrero, que também só retorna aos gramados na próxima temporada.

Para o clássico deste sábado, Coudet também não poderá contar com o zagueiro Zé Gabriel, expulso na última partida do Brasileirão. O experiente Rodrigo Moledo, titular e destaque em Cali, assume a titularidade ao lado de Victor Cuesta. Assim, o provável time do Inter para tentar dar fim ao jejum de 10 jogos sem vencer o rival tem Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Cuesta e Moisés; Musto, Boschilia, Edenílson e Patrick; Thiago Galhardo e Abel Hernández.

Grêmio e Juventude farão clássico regional nas oitavas de final da competição

Confrontos da Copa do Brasil
Como estão disputando a Libertadores, Grêmio e Inter só ingressam na Copa do Brasil na fase de oitavas de final. E na manhã dessa quinta-feira, 1°, a CBF sorteou os confrontos e os mandos de campo desta etapa do torneio. Em busca do sexto título, o time gremista fará clássico regional com o Juventude, iniciando a eliminatória na Arena e definindo a classificação no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Finalista da última edição e buscando o bicampeonato, o Inter vai enfrentar o Atlético-GO nas oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo acontece em Goiânia e a volta no estádio Beira-Rio. Os jogos estão programados para os dias 28 de outubro e 4 de novembro. Vale lembrar que não há vantagem por gol marcado fora de casa – na soma dos placares – na Copa do Brasil. Confira na tabela todos os confrontos desta fase (os times da direita decidem a vaga em casa).

Jogos das oitavas de final da Copa do Brasil
Santos x Ceará
Grêmio x Juventude
Botafogo x Cuiabá
Fortaleza x São Paulo
Athletico-PR x Flamengo
Atlético-GO x Inter
Bragantino x Palmeiras
Corinthians x América-MG

Últimas Notícias

Destaques