Zagueiro-artilheiro. Jogador da cidade já marcou quatro gols no estadual
Emprestado pelo Avaí ao Juventus, de Jaraguá do Sul-SC, em busca de novos desafios, o zagueiro montenegrino Eduardo Kunde, o Dudu, 19 anos, tem sido recompensado pelo seu esforço e vem colhendo frutos após dois meses e meio no novo clube. Após 13 partidas pelo Juventus na divisão de acesso do Campeonato Catarinense, Dudu já marcou quatro gols e é titular absoluto do “moleque travesso” no estadual.
Desde o final de junho em Jaraguá do Sul, o zagueiro de Montenegro divide a artilharia da equipe no campeonato ao lado de outros dois atletas e atuou em 86% dos jogos do Juventus no estadual. Apesar do grande momento vivido por Dudu no Campeonato Catarinense, sua equipe vem tendo dificuldades para deslanchar no certame e precisa de um verdadeiro milagre para avançar às semifinais.
Como possui apenas 13 pontos na classificação geral (sete no returno), a única possibilidade do Juventus passar de fase é conquistando o título do returno. Para isso, precisa vencer os três compromissos restantes e torcer para os seis times que estão na sua frente não chegarem a 16 pontos. A três rodadas do fim, o Concórdia lidera o returno com 14 pontos, o Marcílio Dias vem na sequência com 12 e três times aparecem com 10 pontos: Barra, Camboriú e Guarani de Palhoça.
Se o Juventus não conseguir o título do returno, Dudu se reapresenta no Avaí no dia 18 de setembro para definir seu futuro na equipe de Florianópolis. Para o defensor montenegrino, a oportunidade em Jaraguá do Sul tem sido valiosa. “Está sendo muito bom para mim, muito válido mesmo. Estou sendo observado por alguns clubes e já recebi algumas sondagens. Se não passarmos às semifinais, me apresento dia 18 no Avaí (elenco profissional), aí vamos ver o que será decidido”, revela o atleta.
Nos quatro gols anotados por Dudu com a camisa do moleque travesso, duas características do zagueiro são bem notáveis: a técnica e o bom posicionamento. Nenhum dos tentos foi marcado de cabeça. Em todos os gols, o defensor aproveitou cruzamento na área e, bem posicionado, finalizou para o fundo do gol. Três gols foram marcados com o pé direito e um com o pé esquerdo.
Quando aceitou o desafio de defender o Juventus na divisão de acesso do Catarinense, Dudu não imaginou virar um “zagueiro-artilheiro” em Jaraguá do Sul. A ideia do montenegrino era adquirir experiência e ganhar ritmo de jogo. Como é titular e tem jogado com frequência pelo Juventus, o defensor minimiza os gols marcados e enaltece a sequência como titular. “Está valendo muito a pena pelo ritmo de jogo e por estar pegando experiência, jogando direto e tendo bom desempenho”, completa.
No último domingo, Dudu esteve em campo na vitória da sua equipe por 3 a 0 sobre o Operário, de Mafra, que manteve o Juventus vivo no campeonato. Agora, o zagueiro de Montenegro e seus companheiros se preparam para encarar o líder da classificação geral, Marcílio Dias, no próximo domingo, fora de casa, pela 7ª rodada do returno. Depois disso, o Juventus ainda enfrenta o Hercílio Luz (campeão do primeiro turno) e o Concórdia (atual líder do returno).