Técnico do Fera avalia a primeira temporada em Montenegro

Base. Vinícius Nascimento destaca a evolução da gurizada durante o ano

No último final de semana, a garotada do Fera encerrou sua participação na Liga de Futebol Encosta da Serra (Lifesa) desta temporada. Fora de casa, as categorias 2009 e 2012 foram superadas pelo Novo Hamburgo, nas semifinais da competição. Na semana passada, as categorias 2010 e 2011 se despediram do torneio, nas quartas de final.

Apesar de não ter avançado até a decisão da Lifesa, o técnico Vinícius Nascimento considera positiva a primeira temporada à frente da garotada montenegrina. Natural de Novo Hamburgo, o atual treinador do Fera trabalhou na base do Noia por sete anos, e foi justamente o ex-time de Vini que eliminou o Fera no último final de semana.

Neste ano, Vinícius comandou as categorias 2008, 2009, 2010 e 2011 da equipe montenegrina. Nielsen Réquia foi o treinador da gurizada nascida em 2012. Ao longo da Lifesa, vitórias expressivas, derrotas doloridas e duelos acirrados contra grandes times do Estado marcaram a campanha do projeto de Montenegro.

Técnico Vinícius Nascimento exaltou a evolução dos atletas ao longo da temporada

Inclusive, os embates recentes contra São José e Novo Hamburgo mostraram que as equipes do Fera podem jogar de igual para igual com as principais forças do Rio Grande do Sul nos próximos anos. “Pelo nível do campeonato, tivemos um bom desempenho. Classificamos praticamente todas as categorias, exceto a 2008, que ficou inviável, devido ao baixo número de atletas”, ressalta Vinícius.

Em um balanço do ano de 2022, o treinador relembra as dificuldades iniciais e acredita que o projeto está no caminho certo. “No início, fomos montando as equipes meio às pressas, aos trancos e barrancos. Para um primeiro ano aqui, e com muitos atletas competindo pela primeira vez em nível estadual, estou bem contente com a evolução. Não estou feliz, porque não conseguimos o objetivo principal que era ser campeão, sempre jogamos para vencer. Porém, temos que encarar a realidade, há equipes que estão à nossa frente nesse processo de desempenho, mas estamos no caminho certo”, diz.

Para o técnico do Fera, a nota geral desta primeira temporada no comando da garotada é 6,5. “Dentro das dificuldades que encontramos, e com uma mudança de comportamento – saindo de um ambiente de escolinha para chegar em um ambiente de competição –, a gente conseguiu alcançar os objetivos, colocamos equipes organizadas em campo”, analisa.

No entanto, uma das principais dificuldades ao longo do ano para o treinador foi reunir os elencos para os treinamentos. “A questão do desempenho ficou um pouquinho para trás, por não termos o grupo completo para os treinos. Terminamos o ano sem fazer nenhum treino conjunto, em todas as categorias, da 2008 até a 2010. Em nenhum momento conseguimos treinar juntos, e isso foi um fator que dificultou o desempenho, e consequentemente dificulta o resultado”, acrescenta.

Para a próxima temporada, a ideia de Vinícius é contar com o grupo completo para os treinamentos em todas as categorias. “Eles estão em uma idade que precisam aprender muita coisa, como tática individual e de grupo. É nessa faixa etária que conseguimos administrar e introduzir muitas questões. Se perderem essas etapas, fica complicado no futuro”, completa.

Crias do Fera participam de bate-papo esta noite
Por falar em categorias de base, Fera e evolução, a noite desta quarta-feira, dia 7, reserva uma experiência única para os jovens que sonham em ser jogadores de futebol. Quatro crias do projeto montenegrino estarão na cidade, mais precisamente no Complexo Soma, junto ao Posto Soma, na Buarque de Macedo, para participar de um bate-papo com o jornalista Sílvio Benfica. O evento inicia às 20h e a entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Interessados em participar devem realizar a inscrição pelo link: https://forms.gle/eMXTExM6cSYzmn7b9. Os irmãos Duda Haas e Isa Haas, que jogam profissionalmente, além dos promissores Jefinho Forneck (Grêmio) e William Hartmann (Palmeiras), irão contar suas histórias e compartilhar suas experiências no futebol.

Últimas Notícias

Destaques