No sufoco. Gurizada venceu o Prata da Casa por 3 a 2 no domingo
Os meninos do Fera nascidos nos anos ímpares finalmente estrearam no Campeonato Estadual Inovação de Futebol deste ano. Após vários adiamentos em virtude do mau tempo, o sol voltou a predominar no último final de semana e a bola rolou no campo do Clube Riograndense. Com o apoio da torcida, as três categorias da equipe montenegrina venceram o Prata da Casa, de Arroio do Meio, e largaram bem na competição.
Pela primeira vez disputando o Estadual Inovação no campo de onze, a garotada do Fera nascida em 2009 não sentiu o nervosismo da estreia e fez uma bela apresentação, goleando os visitantes por 4 a 1. Os gols do time da cidade foram marcados por Bruno Orth, duas vezes, Gabriel e Kauã. “Grande estreia. É o primeiro ano dessa categoria no campeonato. Não imaginávamos que seria tão bom, um resultado amplo e o time jogando bem”, destaca o treinador da equipe, Tiago Schlingvein, o Maratá.
“Os meninos estão treinando bem e estão motivados. Claro que tem bastante coisa a melhorar, eles estão recém iniciando uma caminhada, mas começar ganhando e com grande desempenho é excelente”, acrescenta o professor.
Na sequência, as equipes Sub-12 de Fera e Prata da Casa protagonizaram um duelo movimentado, com duas viradas. Mesmo fora de casa, o time de Arroio do Meio tomou a iniciativa e criou boas oportunidades nos primeiros dois minutos de jogo. Primeiro, o goleiro Jonathan defendeu em dois tempos uma conclusão do atacante adversário. Depois, Jonathan foi superado pelo atacante rival, mas João Gabriel salvou em cima da linha e impediu o primeiro gol do Prata.
O Fera chegou pela primeira vez aos 13 minutos, e foi letal. O volante Thiago Bazi fez um ótimo lançamento para Arthur Timm, que avançou livre e tocou na saída do goleiro para abrir o placar para os montenegrinos. O time visitante não se abateu com o gol sofrido e foi para o ataque. Aos 14, o meia-atacante João Pedro teve boa chance para empatar, após cobrança de escanteio, mas chutou por cima.
Um minuto depois, o Prata chegou pelo lado esquerdo, a zaga cortou parcialmente o cruzamento, mas Gustavo Moreira, bem posicionado, encheu o pé para empatar a partida. Aos 18, a equipe de Arroio do Meio quase virou. João Pedro recebeu na frente, percebeu a saída do goleiro Jonathan e tocou por cobertura, mas exagerou na força e mandou por cima, perdendo grande oportunidade.
Treinado por Jorge Rodrigues, o Jorginho, o time de Montenegro voltou a pressionar aos 26 minutos. Juan Silveira recebeu na risca da área e finalizou, mas o goleiro fez defesa firme. No lance seguinte, o zagueiro João Gabriel desarmou na defesa, arrancou e driblou três marcadores, mas foi bloqueado na hora do chute.
No minuto final da primeira etapa, o Prata da Casa foi para o ataque e, após bate-rebate na meia-lua, Gustavo Moreira finalizou no canto direito e virou o jogo para os visitantes.
A conversa de Jorginho com seus atletas no vestiário surtiu efeito, e o Fera voltou para a etapa final com outra postura. Aos oito minutos, Juan Silveira recebeu na frente e teve tranquilidade para escolher o canto e empatar a partida. O Prata sentiu o cansaço, e os montenegrinos continuaram em cima. Aos 16, Michel driblou o zagueiro e chutou forte no alto, exigindo grande defesa do goleiro adversário.
Aos 24 minutos, Isac Leidens entrou livre na área e tocou no canto esquerdo do goleiro para virar a partida para o Fera. Vitória por 3 a 2 conquistada no sufoco e na raça.
Equipes Sub-14 e Sub-16 também vencem
Além das vitórias das categorias 2007 e 2009, o Fera também somou três pontos no domingo com a gurizada nascida em 2005. Também comandada por Tiago Maratá, a equipe Sub-14 teve dificuldades, mas venceu o Prata da Casa por 4 a 3 e começou o Estadual com o pé direito.
No sábado, outras três categorias do Fera entraram em campo, em jogos válidos pela segunda rodada da competição. No campo da Tanac, os montenegrinos mediram forças com o Sete de Setembro, de Lajeado. O melhor resultado foi obtido pela equipe Sub-16, dos jovens nascidos em 2003 e 2004. Comandado por Eduardo Vercelhese, o Da Páscoa, o time de Montenegro se impôs sobre o rival e venceu com autoridade, pelo placar de 3 a 0.
Em duelo eletrizante, o embate da categoria 2006 terminou empatado em 3 a 3. O único revés do Fera no final de semana foi pela categoria 2008. O Sete de Setembro não deu espaços para o ataque da equipe local e venceu os montenegrinos por 2 a 0.