Em setembro, montenegrino vai correr na Europa pela primeira vez
Referência na modalidade e inspiração para muitos atletas no Vale do Caí, o maratonista Silvério Nabinger, de 67 anos, vai correr na Europa pela primeira vez neste ano. O destino é Berlim, na Alemanha. No dia 21 de setembro, o montenegrino vai participar da 51ª edição da Maratona da capital alemã. Mesmo faltando praticamente quatro meses para a prova, Silvério já iniciou sua preparação para este desafio.
Semanalmente, Silvério tem corrido, em média, 80 quilômetros. No final de abril, o corredor participou da Maratona da New Balance, em Porto Alegre, onde concluiu o trajeto em 3h15min54s. Foi o campeão de sua categoria (65-69 anos). No dia 8 de junho, vai disputar sua última prova longa antes de embarcar para a Alemanha, a também tradicional Maratona Internacional de Porto Alegre. As duas corridas na Capital gaúcha servem como teste para Berlim.
Até abril de 2024, o maratonista nunca tinha saído do Brasil. Há um ano, competiu em Boston, nos Estados Unidos. E agora, foi selecionado para participar da Maratona de Berlim. “Por ser de origem alemã, eu sempre tive o sonho de conhecer a Alemanha um dia. Quero ir uns cinco ou seis dias antes para tentar me ambientar ao fuso horário (são 5 horas à frente em relação ao horário de Brasília). Quero conhecer os locais lá, mas isso não vai fazer com que eu deixe de treinar”, ressalta.
“Tenho hotel reservado bem próximo do Parque onde ocorre a largada e a chegada da maratona. Quero fazer pelo menos uns dois ou três treinos leves naquela semana, para não ficar com a musculatura completamente parada. Tentaremos nos programar da melhor maneira possível”, acrescenta Silvério, que irá sozinho para a Alemanha, ao contrário da viagem aos EUA, quando teve a companhia da educadora física Patrícia Atkinson.
A experiência em Boston, inclusive, servirá como “modelo” para o maratonista em Berlim. “Foi uma experiência marcante. As maiores provas que participei foram as maratonas de Porto Alegre, que varia entre quatro e cinco mil competidores. Boston tem um número fixo de 30 mil corredores. Em Berlim, a expectativa é de mais de 50 mil maratonistas. A largada se dá em pelotões. A organização dessas provas é nota 10, de primeiro mundo”, exalta.
Responsável pela organização do cronograma de treinos do atleta montenegrino, Patrícia Atkinson fala sobre a importância de deixar o maratonista preparado para qualquer situação no momento da corrida. “Não é só treinar, é treinar com umidade alta e baixa, temperatura alta e baixa, pela manhã e à noite. Tudo para estar bem preparado para qualquer situação no dia da prova”, frisa.
Confirmação inesperada e a busca por apoio

Ao contrário da prova de Boston, que tem inscrição apenas por qualificação de tempo, a Maratona de Berlim oferece três opções. A primeira é através de um sorteio, que seleciona 17 mil atletas para a prova. A segunda é a chamada ‘caridade’, que visa ajudar uma instituição de caridade. E a terceira é por tempo.
Silvério realizou sua inscrição em outubro de 2024 para o sorteio, que teve a resposta no início de dezembro. “Eles enviaram um e-mail agradecendo o interesse, mas infelizmente eu não fui selecionado. No final do e-mail, tinha um ‘porém’, caso eu mantivesse o interesse, após algumas análises, eles poderiam entrar em contato comigo até o final de abril”, relata o montenegrino.
Quando realizou sua inscrição, o maratonista local incluiu seu tempo (3h11, seu recorde pessoal) na Maratona de Florianópolis, ocorrida em agosto do ano passado. “No dia 1° de maio deste ano, depois de participar de uma prova em Tupandi, apareceu no meu e-mail uma mensagem com o logo da organizadora, aí abri e vi que tinha sido selecionado. Fui para o Google Tradutor para ter certeza. Depois, coloquei meus dados novamente e logo veio a confirmação. Agora é correr atrás de apoiadores”, destaca.
“Estaremos correndo pelo Município, pela PA Treinamento. Quer queira, quer não, estamos levando o nome de Montenegro e da PA para a Europa. A Lei de Incentivo da Prefeitura vai ajudar, mas precisamos de mais apoio. É uma corrida que demanda um grande investimento. Seria muito bom ter a ajuda de empresas, de amigos e de pessoas que gostam da gente. Quem quiser fazer contato para patrocínio ou auxílio, o meu telefone é (51) 99602-0665”, completa Silvério.