Equipe local enfrenta Porto Alegre neste sábado, na decisão estadual
Em busca do bicampeonato da Taça das Favelas RS, a Seleção de Montenegro, representada pelo G.E. Municipal, fechou sua preparação para a grande final da competição. Neste sábado, 21, a equipe da cidade enfrenta a seleção de Porto Alegre pelo título desta temporada. A partida decisiva acontece no estádio Passo d’Areia, a partir das 14h.
Os últimos ajustes do selecionado montenegrino antes da final foram realizados no campo sintético do Parque Centenário, a fim de se adaptar ao gramado do Passo d’Areia, que também é artificial. Coordenador e treinador da equipe local, Alex Gonçalves, o Leleco, comandou quatro atividades no Centenário nesta semana.
“É necessária uma adaptação ao gramado sintético, porque a jogabilidade é diferente do gramado natural. A bola anda mais rápido. Até comentei com os meninos que o nosso primeiro treino aqui (no Parque Centenário) foi horrível, a bola batia na canela. O segundo treino já foi bem melhor, eles conseguiam trocar passes e acertar as ações, fluiu bem mais”, enfatiza Leleco.
A velocidade da bola e a mobilidade dos atletas no gramado sintético foram aspectos bastante trabalhados ao longo desta semana pela comissão técnica. Uma das atividades mais realizadas nesses últimos dias foi o “treino alemão”, que engloba três equipes: uma tem a missão de atacar, outra tem a incumbência de defender e a terceira fica do lado de fora esperando um gol ou três minutos para entrar.
Nesse trabalho que exigiu bastante intensidade dos atletas, Leleco buscou aprimorar questões táticas. “É um treino bem completo, em que o jogador ataca, mas também tem que marcar e fechar espaços. Se sai um gol, outra equipe já entra e os atletas fazem automaticamente a transição rápida para o outro lado do campo”, explica o treinador.
A preparação da seleção de Montenegro para a grande final da Taça das Favelas RS foi encerrada no final da tarde dessa quinta, dia 19, com a última atividade no campo do Parque Centenário. Nesta sexta-feira, 20, não haverá treino, mas o grupo de jogadores se apresenta à noite na sede do Municipal para iniciar a concentração para o jogo decisivo de sábado.
“Já fizemos toda a logística. Eles se apresentam às 19h30 e vamos jantar na sede. Faremos um alojamento lá, teremos algumas palestras à noite. No sábado pela manhã vamos levantar cedo, tomar café e iniciar o deslocamento para Porto Alegre, pois temos que estar lá antes das 11h”, detalha Leleco.
Base campeã é trunfo contra os “donos da casa”
Boa parte do elenco da seleção de Montenegro que estará em campo neste sábado já disputou a Taça das Favelas RS em 2023. Essa experiência é valorizada por Leleco. “Temos a base toda do ano passado, saíram apenas quatro meninos. Eles já estão amadurecendo dentro da própria competição. Estamos nos preparando desde o ano passado, nosso grupo está bem treinado”, salienta.
Se a equipe montenegrina tem a experiência de já ter disputado – e vencido – a competição, a seleção de Porto Alegre conta com o apoio da torcida, já que jogará em sua cidade. “Vamos enfrentar um time bom, com jogadores de boa qualidade técnica. Um meio-campista que jogava no Grêmio, uma zaga alta… Eles levam o favoritismo porque estarão em casa, mas é um time parelho ao nosso, e eu confio no nosso grupo”, ressalta Leleco.
“Porto Alegre é muito maior que Montenegro, então é mais fácil fazer uma seleção lá do que aqui. O bairro Bom Jesus (sede da seleção de Porto Alegre), acho que dá duas Montenegro, só o bairro”, finaliza Leleco.