Integrantes da Stone Giants vêm divulgando a modalidade nas escolas
Em ascensão no país e confirmado no calendário dos próximos Jogos Olímpicos, em 2028, o flag football vem crescendo também em Montenegro. A equipe Stone Giants já é reconhecida no cenário estadual, e desde o primeiro semestre deste ano, membros do time montenegrino estão divulgando a modalidade em algumas escolas do município.
Alunos das escolas São João Batista, Sesi e Colégio Ivo Bühler (Ciep) já vêm tendo aulas de flag football. O esporte é semelhante ao futebol americano, sendo uma versão com menos contato físico e mais acessível aos praticantes. As flags (fitas, em inglês) ficam amarradas nas cinturas dos jogadores e devem ser retiradas pelos oponentes a fim de interromper as jogadas.
Em novembro deste ano, o flag football vai estrear nos Jogos Estudantis de Montenegro (JEM). A etapa da modalidade está programada para o dia 7 e será disputada na categoria Juvenil, tanto no naipe masculino, quanto no feminino. “Desde a metade do primeiro semestre, estamos fazendo essa atividade de apresentação e divulgação do esporte nas escolas. Temos entre 15 e 20 alunos praticando a modalidade em cada escola”, destaca Pedro Cavalheiro, um dos líderes da equipe Stone Giants.
Na etapa dos Jogos Estudantis, o time da cidade vai fornecer as flags e bolas para os jovens utilizarem na competição. Pedro ressalta que esta será mais uma etapa do desenvolvimento da modalidade na cidade. “Trouxe o flag pra cá (Montenegro) em agosto de 2021, criando o Stone Giants. Naquele ano, fizemos a Copa RS no G.E. Municipal, e isso ajudou a desenvolver o esporte no município”, recorda.
Cavalheiro ingressou no flag em 2018, e desde então vem trabalhando para fomentar o esporte no Rio Grande do Sul. “A modalidade chegou ao Brasil por volta de 2015, quando foram realizados campeonatos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Depois veio pra cá (RS), com a categoria Feminino. Por um bom tempo só teve Estadual Feminino aqui no Rio Grande do Sul, eram poucos times”, lembra.
Para desenvolver ainda mais o esporte em Montenegro, Pedro Cavalheiro conta com a parceria da Associação Montenegrina de Esporte e Cultura (AMEC). “A ideia é que as atividades que já acontecem no Sesi, no São João e no Ciep, tornem-se um projeto social futuramente, em mais escolas do município”, garante Daniel Costa, representante da AMEC.