Neste sábado, dia 15, Montenegro foi palco da etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Pingue-Pongue 2025, realizada no ginásio de Campo do Meio. O evento reuniu 61 equipes de diversas regiões, totalizando cerca de 191 atletas, divididos entre a Super Primeira Divisão, Segunda Divisão e a Divisão de Acesso.
A competição contou com a presença de César Fonseca, presidente da Federação Gaúcha de Pingue Pongue (FGPP) e da Associação Brasileira de Pingue Pongue Clássico (ABPC). César salientou a importância de Montenegro no cenário estadual do esporte. “Montenegro se destaca como um dos municípios mais parceiros da Federação Gaúcha. No ano passado, foi a cidade que mais sediou etapas do campeonato estadual, mostrando um grande compromisso com a modalidade”, afirmou o presidente.
O evento também foi marcado pela interação entre gerações. Cláudiomar Rodrigues, de 52 anos, um dos participantes da equipe Paineira, de Canoas, falou sobre a experiência de jogar ao lado de atletas mais jovens. “É um grande prazer poder jogar com essa gurizada nova. Nós, com a experiência de anos, podemos ensinar, mas também aprendemos muito com a velocidade e a rapidez que eles trazem para o jogo”, comentou.
Entre as jovens promessas, está Lucas Borges Costa, de apenas 14 anos, que veio do município de Três Coroas, para participar da etapa de abertura. Ele destaca a importância de competir com jogadores mais experientes. “Jogamos com esses caras desde o começo e aprendemos muito. O pingue-pongue é um esporte que não tem idade e sempre há algo novo a aprender”, salientou.
A tarde de sábado também serviu para mostrar o crescimento do pingue-pongue na região, pois o evento contou com participantes de municípios como Sapiranga, Três Coroas e Arroio do Sal, entre outros. José Carlos Hining (Zezão) do Café Família Kettermann, ressaltou o papel de Montenegro como referência para o esporte no estado. “Nossa cidade está se tornando um polo de desenvolvimento do pingue-pongue. Estamos conseguindo atrair cada vez mais gente e, com isso, o esporte se torna mais visível”, afirmou.
Além disso, Zezão convocou a comunidade para os treinos gratuitos oferecidos durante às terças e quintas-feiras, a partir das 19h, na AABB – Associação Atlética Banco do Brasil. “Quem quiser aprender, é só chegar. Temos raquetes para quem não tem e, com o tempo, o praticante adquire a sua própria”, convidou Zezão.