Em training camp realizado em SC, um coach e um jogador são selecionados
Dois esportistas de Montenegro foram convocados para integrar a Seleção Brasileira Sul de Flag Football, em “training camp” realizado na cidade de Florianópolis-SC, no último final de semana. O coach Pedro Cavalheiro e o jogador Thomas Menegol vão representar o município no selecionado da região Sul do país.
Fundador da equipe montenegrina Stone Giants, Pedro é coach regional da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) desde o início deste ano. Coordenador defensivo, ele vai formar a comissão técnica da Seleção Sul junto com o head coach William Spazzin, do Carlos Barbosa Ximangos; o coordenador ofensivo e treinador de quarterbacks Leonardo Lorenzoni, do Coritiba Crocodiles; e o treinador de recebedores Nicolas Quadro, do Floripa Ghosts. Além do quarteto, a comissão possui dois auxiliares.
Uma das funções do coach na modalidade é atuar como olheiro, para que mais talentos cheguem à seleção principal. Além disso, no training camp ocorrido em Floripa, os coachs foram convocados para treinar os atletas nos moldes da Seleção Brasileira. “Diferente do futebol tradicional, onde o setor defensivo ajuda a atacar e o ofensivo ajuda a defender, no flag a defesa só defende e o ataque só ataca”, resume Pedro.
“O ataque tem que ir avançando, conquistando território até a endzone e fazer o touchdown para pontuar. A defesa busca ocupar os espaços para evitar que o ataque consiga avançar. Então, no trabalho de defesa, a gente faz muito trabalho para que eles consigam correr de costas, e muito trabalho de trava, movimentos de correr de costas, travar e depois atacar de frente. E também de retiradas de flag”, complementa o coach montenegrino.
Atleta do Stone Giants, Thomas Menegol será um dos jogadores de defesa da Seleção da região Sul. Para ser convocado, cada atleta preencheu um formulário com seus dados e enviou um vídeo com seus melhores momentos atuando. As equipes que disputaram a Copa do Brasil não tinham limite de atletas selecionados, enquanto as equipes que não participaram do torneio teriam no máximo um jogador convocado.
Grande parte dos atletas selecionados para a Seleção Sul vão defender a região em uma competição que envolverá as cinco regiões do país (Sul, Sudestes, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). O torneio deve ser disputado no início de dezembro, em paralelo com o 1° Campeonato Pan-Americano de Flag Football 5×5, que acontece em São Paulo.