ciclistas ficaram entre os primeiros colocados nas etapas da prova
Na primeira jornada internacional da equipe Reaction Cycling Team, ótimos resultados foram obtidos. De 13 a 17 de abril, Rodrigo Barreto, Rafael Rosa e Rodrigo Sartori participaram de uma das provas de ciclismo mais clássicas do Uruguai, a 500 Millas Del Norte. Com provas diárias contando com uma média de 120km, os atletas estiveram entre os primeiros colocados nas cinco etapas da competição.
Logo na primeira etapa, realizada na quarta-feira, 13, a equipe obteve ótimos resultado com um 5º lugar de Rodrigo Barreto a 4 segundos do líder, 21° Rafael Rosa e 29º Rodrigo Sartori, entre 116 atletas. Na segunda etapa, realizada na quinta-feira, 14, Rafael Rosa se manteve com o grupo principal, e concluiu a etapa no 4º Lugar. A prova tinha um percurso de em média 105km.
Os atletas seguiram para a terceira etapa no dia seguinte, no qual após um trabalho de equipe, Sartori embalou Rosa para a chegada a mais de 60km/h e o mesmo alcançou o 3º Lugar, que após análise foi decretado como 4º lugar. “Ficamos todos com aquele gosto amargo na boca, mas com a sensação de que estávamos no caminho certo, e que poderíamos alcançar algo maior na volta”, relembra Barreto.
A quarta etapa, foi realizada no sábado, 16, na Ruta 4, em um circuito de 115km com vento contra e muitas subidas. Após um prova com velocidade média de 43km/h, no Km 62 Barreto furou o pneu, e no Km 80 o incidente ocorreu com Sartori, mas apesar disso Rafael Rosa alcançou o 7º lugar, correndo sozinho os últimos 25km.
No domingo, 17, ocorreu a última etapa da prova. “As pernas e o corpo já estavam cansados, mas a vontade de fazer algo grandioso com apenas três atletas era ainda maior, estávamos competindo com equipes profissionais, com seis atletas cada, e o dia não podia ser melhor”, descreve Rodrigo Barreto. Em um circuito de 110km, Rosa garantiu o 4º lugar na prova, e a Reaction Cycling Team obteve o 8º lugar por equipe, entre as 15 que disputavam a competição. “Voltamos para casa realizados por elevar o nome do ciclismo do Vale do Caí, levar as cores da nossa bandeira a outro país, e cravar o nome da Reaction Cycling Team no ciclismo da América Latina”, diz Barreto.
Barreto declara que a experiência foi maravilhosa. “Era incrível como ao longo da volta (etapas) nossa equipe mesmo com apenas 3 atletas ia conquistando o carinho do povo Uruguaio. Fica aqui o nosso agradecimento a toda comissão organizadora das 500 Millas, ao povo Uruguaio, aos nossos familiares e patrocinadores Poker/ Mombach Supermercados/Top Line Suplementos”, declara Barreto.