Campeã. Atleta conquistou o título do Sul-Americano Feminino Sub-17
Jogadora da base do Internacional, a atacante montenegrina Stephanie da Silva tem se destacado na Seleção Brasileira. Em sua segunda convocação, ela foi campeã do Sul-Americano Feminino Sub-17. Na final, no último dia 31 de março, o Brasil derrotou o Paraguai por 5 a 1 e conquistou o título de forma invicta. Stephanie teve grande contribuição para a campanha da equipe brasileira. Na estreia da competição, contra a Venezuela, ela marcou o primeiro gol e ainda deu uma assistência para o segundo.
Os primeiros passos no futebol foram dados ainda criança, jogando no ginásio da Vila Esperança, com os amigos. Na época ela já sonhava um dia ser atleta profissional e representar o Brasil com a Seleção. Mas foi mais tarde, na escola, que surgiu a grande oportunidade da carreira. “Eu me mudei para Farroupilha e na escola onde fui estudar, uma professora me viu jogar e me levou para uma escolhinha de futebol. Lá teve um treinador que me levou para fazer um teste na base do Inter e eu passei. Isso quando eu tinha 14 anos”, conta.
Atualmente com 16 anos, Stephanie afirma que a experiência na Seleção Brasileira tem sido muito importante para a sua carreira como atleta. “Na Seleção eu tive também momentos muito difíceis, então a gente volta com a cabeça mais forte. É muito importante também a troca de experiência com atletas de outros clubes, isso ajuda bastante”, comenta. O momento mais marcante durante da participação no Sul-Americano Feminino Sub-17 foi justamente a primeira partida disputada. “Poder ganhar o título foi de mais, ainda mais porque já na estreia eu estava de reserva e, quando entrei, consegui fazer um gol e dar uma assistência, aí foi muito bom”, pontua.
A sua primeira convocação foi no início deste ano, quando Stephanie participou com a Seleção Brasileira Feminina Sub-17 do no Torneio de Algarve, em Portugal. No primeiro jogo, contra a Alemanha, a atacante foi responsável por marcar os dois gols da equipe. Depois do empate no tempo regulamentar, o Brasil saiu vitorioso por 3 a 1 nos pênaltis. “Foi uma partida muito intensa. Pressionamos bastante no primeiro tempo, tentamos impor nosso jogo no segundo, e conseguimos sair com a vitória”, disse a atleta.
Sobre o futuro, ela diz que o grande sonho é ganhar uma Copa do Mundo com a Seleção Brasileira Feminina. O próximo objetivo da carreira é conquistar espaço no time principal do Inter ou de outra equipe profissional. Stephanie também diz esperar dar um futuro melhor para a mãe, dona Janete, e para a família. “Desde pequena pensava em ser jogadora de futebol, então está sendo a realização de um sonho jogar. Todo mundo que quer ser jogadora sonha em um dia ir para a Seleção, então essa oportunidade está sendo muito incrível”, conclui.