Projeto. Para fomentar o esporte, entidade busca apoio da iniciativa privada
A cada começo de ano, as entidades esportivas projetam suas realizações. Entre aquelas com grandes planos está o Montenegro Automóvel Clube, o MAC, que possui pista de motociclismo modalidade Veloterra na comunidade de Costa da Serra, interior de Montenegro. Segundo seu atual presidente, Dirceu da Motta, com apoio do Município e patrocínio da iniciativa privada, deverá ser recebido uma etapa do estadual e promovidas modalidades infanto-juvenis.
Em termos de infraestrutura do parque, seja para acomodação dos visitantes como para as equipes, a prioridade é a construção de uma copa para venda de lanches e bebidas. Mas, ao longo de 2023, será necessário ainda aumentar o pavilhão central – usado para eventos e premiações – e erguer churrasqueiras na área de camping. É tradicional que os pilotos levem suas famílias para acompanhar treinos e corridas, criando uma pequena vila de lonas.
Tudo isso é previsto para atender um calendário de eventos de motociclismo que já confirma três provas extras, com datas a serem definidas. Além disto, está programa a terceira edição da Festa das Crianças, evento de cunho social do MAC. Atualmente, a entidade conta com cerca de 25 associados. Todavia, essa não é uma receita suficiente para manter as atividades.
Motta comenta que, além do apoio da gestão atual do Município aos eventos, há um grupo de patrocinadores privados, destacados na pista e no outdoor do Clube. Ainda assim, incentivo financeiro é o que falta para colocar Montenegro no mapa – estadual e nacional – de Veloterra.
Com mais apoio, ressalta o presidente, o MAC poderia montar a estrutura necessária para receber esses eventos em nível nacional, inclusive com provas noturnas. “Para tal grandeza de evento precisamos uma estrutura maior, nesse caso, apoio financeiro, municipal ou até mesmo federal, através de emendas”, afirma. Segundo o presidente, a pista de corrida está em bom estado de conservação. “Uma vez feito, depois é só manter”, comenta.
Citadino com espaço para a nova geração
O objetivo maior do Clube para 2023 será incentivar as categorias Mirim, Mirim B, 65 e Feminina; onde tem encontrado apoio do Município. O diretor municipal de Desporto, Tiago Maratá, confirma o objetivo de fomentar o motociclismo esportivo para uma nova geração. A ideia é a realização de um citadino da modalidade, com espaço para as categorias de base. “Com isso, estamos tentando encontrar uma forma de apoiá-los (o MAC) para construir uma nova pista adequada às crianças”, revela.
Ele assinala que há dois anos este governo tem sido parceiro, dentro dos seus limites, como para intervenções na pista. Fora isso, a Administração Municipal é o elo com a iniciativa privada. Neste sentido, a realização de corridas é fundamental para dar visibilidade e despertar interesse em patrocinar este esporte em Montenegro. Dentro dos planos conjuntos, além do citadino, está a realização de uma etapa do estadual de Veloterra.
Exigências para provas nacionais
Disponibilidade de três ambulâncias no local (alugadas); mais pontos de água; iluminação noturna; irrigação na pista; aumento do pavilhão; disponibilidade de mais banheiro com chuveiros.
Siga o Mac online
No Instagram – @mac.montenegro
No Facebook – Mac Montenegro