Jovens talentos da cidade brilham nas disputas de downhill

Max E AUGUSTO levam o nome de Montenegro ao topo do pódio

Eles começaram a competir praticamente juntos há três anos e hoje dominam as provas de downhill no Estado e também fora do Rio Grande do Sul. Com apenas 15 anos de idade, os prodígios Augusto Wening e Max Stumpf já colhem os frutos da dedicação e da paixão pela bike. Eles representam Montenegro nas competições estaduais – e nacionais – e levam o nome da cidade ao topo do pódio.

O fascínio de Augusto por bicicleta vem desde pequeno. No entanto, o jovem começou a competir oficialmente há três temporadas. Nesse período, já conquistou o título estadual em duas oportunidades. Em busca do tricampeonato neste ano, corre nas categorias Juvenil e Júnior do Campeonato Gaúcho e atualmente ocupa a segunda colocação. A próxima etapa acontece em São Vendelino, nos dias 10 e 11 de junho.

Augusto Wening é bicampeão gaúcho de downhill e quer o tri nesta temporada

Além disso, Augusto também disputa o Ranking Brasileiro de Downhill. No último final de semana, competiu na etapa de Santa Catarina, válida também pelo Campeonato Catarinense, e conquistou o primeiro lugar. Na etapa anterior, a segunda do ranking, realizada em Sapiranga, ficou com o vice-campeonato. A abertura ocorreu na Paraíba, mas o atleta não conseguiu participar. O próximo desafio pelo Ranking Brasileiro acontece novamente em Santa Catarina, nos dias 16 e 17 de junho.

Max iniciou no downhill por incentivo de Augusto, também há três anos. Desde então, correm juntos e, por conta da idade, competem pela mesma categoria e acabam sendo “rivais” nas pistas. “Fazemos praticamente o mesmo tempo nas provas, às vezes dá um segundo de diferença, é questão de uma freada”, salienta.

A paixão pela bike deixou de ser apenas um hobby para Max a partir do dia em que o jovem participou de sua primeira corrida. “A partir daquele momento, comecei a ter mais foco e dedicação ao esporte, como cuidar da alimentação, fazer academia e treinamento psicológico”, ressalta.

Ele recorda que o primeiro ano competindo no MTB Downhill foi de bastante aprendizado. Na segunda temporada, já colheu frutos. “No primeiro ano, comecei a entender como funcionava o downhill. Ficava sempre entre terceiro e quarto nas corridas. O segundo ano foi o que mais evoluí. Corri em duas categorias e fui campeão gaúcho em uma (Infanto-juvenil), e fiquei em terceiro na outra (Juvenil)”, declara.

Assim como Augusto, Max também disputa o Ranking Brasileiro, além do Campeonato Gaúcho. Em 2023, o atleta está correndo nas categorias Juvenil e Júnior, sendo filiado na Juvenil. “Este ano está sendo de muito esforço e aprendizado. Tudo é questão de foco e dedicação para obter bons resultados”, completa.

Últimas Notícias

Destaques