Jovem talento do vôlei local é chamado para a Seleção Gaúcha Sub-19

Aos 16 anos, João Gabriel Kranz de Andrade vai disputar o Brasileiro de Seleções

Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, a cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, sedia o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), e Montenegro estará bem representada na competição. Com apenas 16 anos de idade, o promissor João Gabriel Kranz de Andrade foi convocado pela Seleção Gaúcha Sub-19 e vai integrar o selecionado do Rio Grande do Sul na disputa.

O atleta montenegrino, que atua como central e ponteiro, viveu dias de expectativa pela convocação. A primeira lista saiu ainda no final de 2021, com 25 jogadores – entre eles, João Gabriel. Na segunda chamada, a federação estadual “cortou” sete nomes, mas o jovem da Cidade das Artes seguia na lista. Ainda houve uma terceira chamada, com 14 jogadores, antes da divulgação da lista definitiva, na última semana, com os 12 atletas que vão defender a Seleção Gaúcha no CBS.

Mesmo com apenas 16 anos (três abaixo da categoria), João Gabriel foi confirmado na convocação final e vai viajar para Saquarema com a delegação gaúcha. O atleta cresceu muito nos últimos anos – não só na altura (mede 1,93m). Sua trajetória no voleibol começou há menos de dois anos, em fevereiro de 2020, poucos dias antes da pandemia paralisar todas as atividades esportivas no Estado por alguns meses.

João foi convidado por um amigo para realizar um teste na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo, por uma semana. “Fui fazer o teste sem muita expectativa de passar, pois seria mais uma experiência, mas acabou dando super certo. O vôlei entrou na minha vida muito rápido e se tornou minha paixão”, exalta o jovem talento.

A relação do atleta com o esporte iniciou há bastante tempo. Antes do voleibol, João Gabriel jogava futebol. Por quatro anos, jogou pelo Fera. Sua altura, no entanto, o fez mudar de direção e de modalidade. “Acabei crescendo – um pouco – demais e vi que não daria tão certo com a bola no pé. No final das contas, a altura foi um fator muito importante e vem me ajudando”, ressalta.

Inspirado no técnico Natan Borges Hofman e no ponteiro francês Earvin N’Gapeth, João Gabriel mostra potencial e busca construir uma história vitoriosa no voleibol. Antes de se apresentar à Seleção Gaúcha para o Brasileiro de Seleções, ele segue a preparação com treinos intensos na Sociedade Ginástica.

Últimas Notícias

Destaques