Mateus de Oliveira Rosa vai representar o Estado na disputa, que acontece no fim de outubro
Uma das principais promessas do ciclismo gaúcho, o jovem Mateus de Oliveira Rosa, de apenas 13 anos, representará o Rio Grande do Sul na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros, os JEB’s, no final de outubro, no Rio de Janeiro. Seguindo os passos do pai Rafael, que tem inúmeros títulos em sua carreira no ciclismo, Mateus foi selecionado para a etapa decisiva após passar pela seletiva dos JEB’s ocorrida no último dia 14, em Santa Cruz do Sul.
Apenas dois ciclistas na faixa etária de 12-14 anos foram selecionados para a fase nacional dos jogos, um menino (Mateus) e uma menina. Outros dois atletas gaúchos, na faixa etária de 15-17 anos, também foram escolhidos para representar o Estado nos JEB’s. A seletiva teve supervisão da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC).
Atual campeão gaúcho na categoria de 12-14 anos, Mateus de Oliveira Rosa neste ano subiu uma categoria no Campeonato Gaúcho de Ciclismo e está disputando a competição pela Juvenil (15-16 anos). Vale salientar que o garoto só completa 14 anos em novembro. Em sua estreia no estadual deste ano, já conseguiu um lugar no pódio, ficando na terceira colocação.
Além de representar o Rio Grande do Sul e principalmente o Vale do Caí na fase nacional, o jovem ciclista também representa a sua escola, a Beato Roque, de Pareci Novo, nos Jogos Escolares Brasileiros. Ele é aluno do 8° ano do Ensino Fundamental e quer fazer bonito na etapa decisiva, que acontece no complexo olímpico do Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro deste ano.
Mateus deve viajar para o RJ com a delegação gaúcha ou com o (a) treinador (a) indicado (a). Como o regulamento dos JEB’s exige que o técnico seja um profissional de Educação Física, a família decidiu colocar, na ficha de inscrição, o nome da mãe do jovem atleta, Adriã Oliveira, que é professora de Educação Física na escola Beato Roque, para acompanhar o filho na viagem.