Jovem surfista montenegrino brilha nas águas catarinenses

Tirando onda. Destaque, Pedro Chanche busca alçar voos mais altos no esporte

Dedicado e destemido, o jovem Pedro Rodrigues Chanche vem construindo sua história no surfe. Nascido em Montenegro, o estudante de 13 anos mora em Florianópolis desde 2010 e pegou suas primeiras ondas há quatro anos, na praia da Barra da Lagoa. Junto com o pai, Anderson Chanche, o pequeno Pedro deu suas primeiras remadas e arriscou suas primeiras manobras, mostrando, logo de cara, todo seu potencial no esporte.

O surfe foi “amor à primeira vista” para Pedro. Desde que subiu em uma prancha pela primeira vez, não quis saber de outra modalidade esportiva. Agora, ele concilia o surfe com os estudos. A preparação é intensa, os treinamentos são diários com seu surf coach, Ícaro Martins, treinador do jovem atleta há três anos. Ícaro comanda o projeto Evoluir do Surf para a Vida, na Barra da Lagoa.

Montenegrino de 13 anos vem se destacando nas águas catarinenses

Neste ano, Pedro está competindo no Campeonato Catarinense e também disputou o Campeonato Gaúcho. Destaque nas duas competições com seu surfe bem desenhado, ele ainda almeja o topo do campeonato de Santa Catarina. Atualmente, o prodígio ocupa a quarta colocação no estadual catarinense. No Gaúcho, que já encerrou, Pedro foi o terceiro melhor surfista no Ranking Sub-14.

Em 2020, o montenegrino participou de vários ‘surf treinos’, já que, devido à pandemia, os campeonatos regionais não foram realizados. “Os surf treinos são testes para os campeonatos feitos pelas associações de surfe. No ano passado esses treinos aconteceram com mais frequência, e consegui conquistar alguns troféus”, ressalta o garoto.

O melhor desempenho foi no Surf Treino Evoluir Barra da Lagoa ASBL, que teve 10 etapas. Pedro Chanche se sagrou campeão do ranking. Outro título foi conquistado no Surf Kids Praia do Rosa, que teve duas etapas. Na outra prova dessa disputa, ele ficou com o segundo lugar. No Surf Treino Moçambique ASM, o jovem surfista foi vice-campeão após 10 etapas disputadas. Já no Surf Treino Campeche, composto por duas etapas, Pedro ficou na 3ª e na 5ª posição.

“Gosto muito de surfar onde eu moro, na Praia do Moçambique. Também curto muito surfar na Praia Mole e na Barra da Lagoa. No litoral gaúcho, gosto de surfar em Torres, Rainha do Mar e Atlântida. Sou muito feliz e agradecido, pois já surfei em muitas praias do litoral de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. A caminhada segue com muito foco, fé e, claro, o apoio da minha família, que está sempre comigo vivendo esse sonho”, enaltece Chanche.

Nas águas catarinenses, o jovem surfista fez muitas amizades. Além do companheirismo, Pedro busca aprender diariamente com outros atletas. “Tenho muitos amigos que surfam. Me inspiro pela trajetória deles e pelo surfe afinado, onde consigo pegar algumas dicas. Gosto muito de ver e também me inspiro nos nossos surfistas brasileiros, principalmente o Felipe Toledo. Além dele, também sou fã do grande surfista australiano Mick Fanning”, declara.

Enquanto se prepara para os próximos desafios, Pedro Chanche corre atrás de um patrocínio para o bico de sua prancha. “Com fé e muito trabalho, vamos conseguir”, completa.

Últimas Notícias

Destaques