Estadual. Roberson, de peito, marcou o único gol da partida no Beira-Rio
Em ascensão na temporada, o Inter enfrentou o Brasil de Pelotas no início da noite do último sábado, dominou o adversário durante os 90 minutos e conseguiu a primeira vitória no Campeonato Gaúcho, a terceira seguida no ano. Em duelo válido pela 5ª rodada do certame estadual, Roberson marcou de peito o gol da vitória colorada por 1 a 0 no Estádio Beira-Rio.
A semana foi cansativa, com três jogos em quatro dias. Quarta-feira, vitória tranquila dos titulares sobre o Oeste/SP por 4 a 1, pela segunda fase da Copa do Brasil. Na quinta, os reservas tiveram dificuldades, mas venceram o Criciúma de virada por 3 a 1 fora de casa, fazendo com que o Inter terminasse a fase classificatória da Primeira Liga com 100% de aproveitamento. E no sábado, novamente com os titulares, partida segura dos comandados de Antônio Carlos Zago para, enfim, conquistar o primeiro triunfo no estadual.
O Inter entrou em campo pressionado, já que ingressou na zona de rebaixamento do Gauchão após a vitória do Ypiranga sobre o Veranópolis. Porém, o time voltou a mostrar bom futebol e não deu chances ao xavante, que não assustou o goleiro Danilo Fernandes durante o duelo. A bola parada era o único artifício usado pela equipe de Pelotas para chegar ao gol defendido por Danilo, que não teve trabalho na partida e foi um mero espectador dentro de campo.
Substituto de Brenner, suspenso, o uruguaio Nico López incomodou a defesa xavante durante os 90 minutos. O atacante obrigou o goleiro Eduardo Martini a fazer grandes defesas, participou de triangulações e não deixou os defensores adversários respirarem na saída de bola. Além disso, aos 36 minutos da primeira etapa,
Nico cruzou na medida para Roberson, que só teve o trabalho de escorar de peito para o fundo da rede e marcar seu primeiro gol com a camisa colorada.
Antes de abrir o placar, o Inter já havia criado outras quatro oportunidades de gol. Aos cinco minutos, Nico López recebeu passe de Carlinhos e bateu forte de fora da área. Para não se complicar, Eduardo Martini rebateu para escanteio. Aos 11, Roberson se esticou após cruzamento de Uendel da esquerda e obrigou Martini a fazer outra boa defesa. Sete minutos depois, Eduardo Martini salvou o xavante mais uma vez. Carlos tocou no fundo para Rodrigo Dourado, que cruzou para Nico López no meio da área. O uruguaio bateu de primeira para defesa no reflexo do experiente goleiro do Brasil.
O lance mais perigoso do colorado antes do gol de Roberson foi protagonizado por Éder Sciola, lateral-direito do xavante. Aos 27 minutos, o zagueiro Léo Ortiz lançou para a área, Sciola desviou de cabeça contra o próprio patrimônio e a bola caprichosamente bateu na trave.
A única vez que os visitantes chegaram com perigo na área colorada foi no primeiro minuto do segundo tempo. O rápido Marcinho fez fila na defesa do Inter, mas, ao invadir a área, foi travado pelo contestado Paulão, que, com um carrinho preciso, arrancou aplausos dos torcedores.
O Inter continuou ditando o ritmo do jogo e teve mais duas boas chances para ampliar durante a segunda etapa. Nico López e Valdívia, em jogadas coletivas, finalizaram com força ao lado do gol de Martini. Com a primeira vitória no Gauchão, os comandados de Zago chegaram a seis pontos, na 5ª posição da tabela de classificação.
William volta ao time com vaias
A partida ainda marcou a volta de William ao time colorado. Reintegrado ao grupo principal na sexta-feira, o lateral entrou aos 28 minutos da etapa complementar no lugar de Junio e foi bastante vaiado pela torcida. A cada toque na bola de William, os torcedores colorados pegavam no pé do jogador por conta do seu pedido para ser negociado para a Europa no início do ano.
Agora, o Inter tem uma semana para se preparar para o clássico Gre-Nal. O maior duelo do Estado acontece no próximo sábado, às 18h30min, na Arena do Grêmio, e é válido pela 6ª rodada do Campeonato Gaúcho. Para enfrentar o maior rival, a equipe colorada deve ter os retornos de D’Alessandro e Brenner.