Grupo da cidade vai a SP para pôr seu nome no Guinness Book

Paramotor. Quatro montenegrinos viajam em busca do recorde mundial

O feriado que se aproxima será de aventura e confraternização para o grupo Paramonte. Com quatro pilotos montenegrinos na delegação, a turma de gaúchos viaja na quinta-feira para São Paulo, onde se encontrarão com centenas de praticantes de voo livre e vão em busca do recorde mundial. Além de histórias e novas amizades, o grupo espera trazer na bagagem o certificado do Guinness Book (livro dos recordes).

Francisco Ramazzini, Gustavo Cechinel, Osíres Oliveira e Cristiano Ramazzini, o Cabelo, vão representar Montenegro no Mega Encontro Mundial de Paramotor, que acontece entre sexta-feira, dia 7, e domingo, 9, em Araçatuba-SP. O grande objetivo do quarteto é fazer história e, junto com as centenas de pilotos que devem participar do evento, tentar bater o recorde dos argentinos, que colocaram 244 pilotos voando coordenadamente ao mesmo tempo, em 2013.

Ganhando cada vez mais adeptos, Montenegro é destaque no Rio Grande do Sul quando o assunto é paramotor. A cidade possui o maior número de pilotos no Estado em uma mesma equipe inscritos no evento em São Paulo. Cerca de 450 praticantes, de vários estados do País, já confirmaram presença no Mega Encontro. Ou seja, dificilmente o recorde não será batido pelos brasileiros no próximo final de semana. “A região favorece, não costuma chover muito nessa época em Araçatuba”, frisa o piloto Francisco Ramazzini, o Chico.

Além da região favorecer a prática do voo livre, o fato de Araçatuba ser sede da empresa (Red Fly Brasil) que fabrica os paramotores no País também pesou para a organização do evento escolher a cidade como anfitriã do Mega Encontro. Os quatro montenegrinos inscritos para tentar bater o recorde dos gringos fizeram os treinamentos aos finais de semana, no Aeroclube.

Com três pilotos de Sapucaia do Sul e um de Caxias do Sul, o grupo de Montenegro inicia na quinta-feira o deslocamento para São Paulo. A viagem será feita de motorhome e deve durar aproximadamente 24 horas. “Queremos mostrar que o esporte que praticamos é bacana. Levamos a sério e buscamos reconhecimento. Para nós, voar de paramotor é mais seguro que andar de moto. Praticamos cercados de muito cuidado, todos são habilitados”, destaca Osíres Oliveira.

Araçatuba, Mega Encontro, paramotor, evento, Montenegro, grupo
Evento em Araçatuba-SP deve reunir cerca de 450 paramotores voando ao mesmo tempo

A abertura oficial do evento ocorre dia 7, ao meio-dia. As tentativas de quebra do recorde serão no sábado. A primeira acontece às 8h. Caso essa não tenha sucesso, a segunda e última tentativa está marcada para as 15h. “O objetivo é voltar com o certificado, seria um feito inédito”, complementa Osíres.

O Mega Encontro terá uma grande estrutura para garantir a segurança dos pilotos. Com apoio da Prefeitura de Araçatuba, o evento será realizado em uma área de 97 mil metros quadrados, que está legalmente concedida ao Clube de Paramotor, na rua Conde Zepelin, no Jardim Universo. No local, haverá 20 banheiros químicos e um amplo espaço coberto para o público em geral, expositores e uma praça de alimentação.

A equipe Águia, da Polícia Militar, também marcará presença no evento. O público vai poder ver de perto a aeronave e conversar com a equipe. As decolagens e pousos para atendimento às possíveis ocorrências serão no campo de paramotor, em uma área que ficará restrita à equipe.

Últimas Notícias

Destaques