Mundial de Clubes. Em busca do bicampeonato, tricolor mede forças com o estrelado time espanhol neste sábado
O tão sonhado confronto para os gremistas está chegando. Na tarde deste sábado, os olhares de milhões de tricolores estarão em Abu Dhabi, onde o Grêmio encara o todo poderoso Real Madrid, da Espanha, pelo título do Mundial de Clubes. A histórica partida tem início às 15h (de Brasília) e pode valer o bicampeonato mundial para o tricolor gaúcho.
Depois de passar pelo Pachuca-MEX na prorrogação durante as semifinais, o Grêmio pode ter alterações na equipe para a grande final. O centroavante Jael, que substituiu Lucas Barrios no início da segunda etapa na semifinal, pode ser escalado desde o início neste sábado. O atacante Everton, autor do gol que deu a classificação para o tricolor, também pode ser titular, com Michel saindo do time e Ramiro recuando para a segunda função do meio-campo. Essa possibilidade, no entanto, é remota.
Desta forma, Renato Portaluppi deve escalar o Grêmio com Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Jaílson, Ramiro, Luan e Fernandinho; e Jael (Lucas Barrios).
Recheado de estrelas em seu elenco, o Real Madrid vive momento de instabilidade na temporada. Atual campeão do torneio, o clube merengue não vem bem no Campeonato Espanhol e se classificou como segundo colocado em seu grupo na Champions League. Entretanto, o potencial da equipe treinada por Zinedine Zidane não entra em questão.
Na semifinal, o Real atuou sem três titulares e teve dificuldades para superar o Al Jazira-EAU e só conseguiu a vaga nos minutos finais da partida, quando o galês Gareth Bale virou para 2 a 1. Melhor do mundo, Cristiano Ronaldo empatou a partida. Para o jogo contra o Grêmio, a expectativa é que o time espanhol entre em campo com o que tem de melhor.
Assim, a provável escalação do Real Madrid tem Keylor Navas; Carvajal, Sergio Ramos (Nacho), Varane e Marcelo; Casemiro, Kroos, Modric e Isco; Cristiano Ronaldo e Benzema (Bale). O árbitro da partida será o mexicano César Ramos.
Em Abu Dhabi, os gremistas estão otimistas para “acabar com o planeta”. O médico pediatra montenegrino Sérgio Siebel está nos Emirados Árabes com o filho Rafael e acredita que vai voltar para o Brasil com o título mundial. “Somos todos torcedores. Esperamos vencer o Real Madrid com Jael. O Lucas Barrios parece desmotivado. Particularmente, somos gremistas desde a fundação do Grêmio, pois foi um Siebel que assinou a ata de fundação em 1903”, destaca.
A invasão gremista do outro lado do mundo também chamou a atenção do torcedor. “Os sete mil gremistas que estão em Dubai e Abu Dhabi quase sempre estão com a camiseta do Grêmio. Vê-se camisetas em todos os lugares. Os Emirados Árabes são muito ricos, a segurança é 100%. As leis são rígidas e álcool não é vendido em nenhum lugar”, frisa Sérgio.
O também médico Carlos Daniel Bolze, filho de montenegrino, espera que o Grêmio surpreenda o planeta neste sábado e diz que não viajou à-toa para os Emirados Árabes. “Já vimos esse time fazer coisas tão extraordinárias. Acreditamos muito que poderemos vencer, tanto que viemos até aqui para poder testemunhar isso”, diz.
Apesar da confiança, Carlos está ciente das dificuldades. Ele relata o que vê nas ruas de Abu Dhabi. “Será um jogo muito difícil, praticamente Davi contra Golias, visto o poderio econômico do Real Madrid frente ao do Grêmio. Por aqui, só se vê propagandas do Mundial de Clubes com as fotos dos jogadores do Real. Não há sequer menção a qualquer um dos outros clubes da competição”, acrescenta.