Futebol. Atleta montenegrino está de volta ao clube após quase dois anos
O meia-atacante montenegrino Giancarlo Gonçalves, o Gian, de 20 anos, está de volta ao Novo Hamburgo. No último domingo, o jogador e seu estafe acertaram os últimos detalhes para o retorno do atleta ao Vale do Sinos, após quase dois anos defendendo o Bahia. Gian foi anunciado e apresentado oficialmente na última segunda-feira e chega para reforçar o clube anilado na reta final do Campeonato Gaúcho, que será retomado na próxima semana (dia 22).
O retorno do estadual foi definido em reunião entre o governador do Estado, Eduardo Leite, e o presidente Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, na última sexta-feira, dia 10. A partir da confirmação da retomada, os clubes do interior se mobilizaram para reforçar os elencos para o complemento da competição. Como o vínculo de Gian no Bahia se encerraria no final deste mês, o Novo Hamburgo não encontrou grandes empecilhos para acertar com o jogador.
O montenegrino de 20 anos assinou contrato de empréstimo com o Noia até o final do Campeonato Gaúcho. “Aconteceu tudo muito rápido. Acertamos todos os detalhes no último final de semana para eu me apresentar na segunda-feira. Poder voltar ao clube após dois anos, e agora na equipe principal, é bem empolgante. Quando eu estava aqui na base, tive um curto período de treinamento com o profissional e já deu para sentir como era o clima. Estou bem ansioso para jogar de novo”, ressalta.
Depois de assinar o contrato e ser apresentado pelo Novo Hamburgo, Gian realizou o teste de Covid-19, que apresentou resultado negativo. “Dá uma agonia, a sensação é bem ruim. Meu olho chegou a lacrimejar”, comenta. Como o clube o Vale do Sinos voltou aos treinamentos apenas nesta semana, o atleta da cidade busca largar na frente na disputa por uma vaga no time titular. “Estamos sem atuar há bastante tempo, então todos os jogadores estão em igualdade”, analisa.
No Estádio do Vale, casa do Noia, os protocolos sanitários são bastante rigorosos, destaca Gian. Os atletas e a comissão técnica devem usar máscara para circular em todos os lugares do estádio, exceto durante o treino. Além disso, todos são orientados a passar álcool em gel com frequência e manter o distanciamento sempre que possível. Cada jogador tem sua garrafa de água.
“Com todas as recomendações e cuidados que estão sendo tomados, acredito que o futebol pode voltar. Assim como em qualquer outro trabalho, muitas pessoas dependem disso para viver. Os clubes grandes ainda conseguem se manter, mas as equipes do interior não”, argumenta.
De agora em diante, nas próximas semanas, o elenco do Novo Hamburgo ficará em confinamento no hotel, para evitar o contágio do novo coronavírus. Vice-líder do grupo A no returno, com três pontos, o anilado tem pelo menos mais três compromissos na fase classificatória, e Gian quer aproveitar ao máximo a oportunidade. “Serão partidas bem importantes, queremos nos classificar para a semifinal do returno. Vamos encarar esses jogos como se fossem três finais de Copa do Mundo”, enfatiza.