Pareci Novo. Jogos decisivos ocorreram no dia do aniversário do município
No dia do aniversário de 30 anos de Pareci Novo, o estádio municipal Osório de Souza Nunes sediou as finais do Torneio de Emancipação de Futebol Sete. Na tarde de domingo, 20, pela categoria Veterano, o Guarani do Despique levou a melhor sobre o Juventude da Várzea e conquistou o título ao vencer por 1 a 0. Na decisão da categoria Força Livre, o Gaúcho de Matiel superou o São Pedro de Porto Maratá por 2 a 1 e levantou a taça.
O primeiro duelo da tarde, pela categoria Veterano, começou movimentado. Logo aos quatro minutos, Ivan Carlos, do Juventude, cobrou falta frontal buscando o ângulo e o goleiro Fábio Hilgert fez boa defesa. No minuto seguinte, veio a resposta do Guarani. Após cruzamento para a área, a zaga desviou mal e a bola sobrou para Ademilson de Souza, que finalizou no canto e abriu o placar.
Melhor em campo, o Guarani teve mais duas boas oportunidades para ampliar a vantagem na etapa inicial, mas parou no arqueiro rival. No segundo tempo, o Juventude subiu sua marcação e pressionou em busca do empate. Aos quatro minutos, Alexandre da Silva recebeu livre no ataque, ficou de frente para o gol, mas chutou em cima do goleiro Fábio. Dois minutos mais tarde, Fábio saiu bem da meta e evitou o empate mais uma vez.
Aos nove, Alexandre recebeu bom cruzamento na área e cabeceou no cantinho direito, mas Fábio se esticou para espalmar. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Anael, que mesmo sem marcação, mandou para fora e desperdiçou uma grande oportunidade para empatar. O Juventude seguiu pressionando nos minutos finais, mas o Guarani se defendeu bem, segurou a vantagem e comemorou o título da competição com a vitória por 1 a 0.
Gaúcho de Matiel supera o São Pedro
Na final da categoria Força Livre, o Gaúcho de Matiel abriu os trabalhos logo cedo. Aos dois minutos, em falta cobrada de longe por Lucas Wunder, a bola desviou no meio do caminho e foi no cantinho, tirando qualquer possibilidade de defesa do goleiro Cristian Dias. A vantagem no placar animou a equipe e a torcida. Aos quatro, Thomas Hartmann recebeu cruzamento na área e finalizou, a bola foi na rede pelo lado de fora, e muitos torcedores chegaram a comemorar.
O São Pedro chegou pela primeira vez com perigo aos cinco minutos. Em falta frontal da intermediária, Ericles da Rosa, o Poio, cobrou forte e a bola passou perto do ângulo. Dois minutos depois, Poio teve nova chance em cobrança de falta, e dessa vez o goleiro Leandro Weber fez boa defesa. Aos 15 minutos, no último lance da primeira etapa, Poio deu ótimo passe para Jonatan Dias, que driblou o goleiro, mas não conseguiu finalizar.
Em desvantagem, o São Pedro se lançou ao ataque no segundo tempo, e acabou deixando espaços na defesa. Aos quatro minutos, o Gaúcho aproveitou esses espaços, Anderson Weber puxou contra-ataque rápido, esperou a passagem de Ederson Alessandro e tocou para o lado. Com muita categoria, Ederson dominou, esperou a saída do goleiro e tocou por cobertura para ampliar.
Depois disso, o Gaúcho defendeu sua vantagem, e o São Pedro pressionou. Aos 11 minutos, Leandro fez grande defesa em chute de longe de Marcelo Dill. Aos 13, Dill recebeu cruzamento na área e bateu de primeira. Leandro salvou, mas Fernando Santos estava atento e aproveitou o rebote para descontar. Em busca do empate, o São Pedro seguiu pressionando. Aos 14 minutos, Jocemar Nasci finalizou com estilo, mas a bola passou raspando a trave.
Com o apito final e o triunfo pelo placar de 2 a 1, o Gaúcho de Matiel fez a festa no gramado. “É sempre importante conquistar títulos. Esse torneio é bem disputado pelos clubes do município. E nos últimos seis torneios, chegamos a cinco finais e perdemos apenas uma. Para nós, isso é um feito histórico. Temos um grupo que sempre se fortalece e é muito unido, estão todos de parabéns”, exalta o técnico do Gaúcho de Matiel, Roberto Kich.