SEIS MESES de preparação. Maratonista participou da prova na última segunda feira
A 128ª edição da Maratona de Boston, a mais tradicional corrida de longa distância do mundo, teve a participação do maratonista montenegrino Silvério Nabinger, de 66 anos. A prova aconteceu na segunda-feira, 15, reunindo mais de 30 mil pessoas. Silvério largou às 10h50, horário local, na terceira onda de atletas, e conseguiu finalizar o percurso de 42 quilômetros dentro do tempo estimado.
A viajem para os Estados Unidos aconteceu na última quinta-feira, 11, com a chegada em Boston na sexta pela manhã. Antes da corrida, Silvério pode se ambientar e conhecer um pouco do percurso que realizou. O maratonista fez uma boa largada, completando 13 km antes de uma hora. A partir dos 21 km ele deu uma reduzida em comparação à parte inicial da prova, por conta do sobe e desce do percurso. Mas conseguiu concluir dentro do tempo estimado, fazendo uma grande prova.
Silvério destaca que a Maratona é ainda mais difícil do que imaginava, por isso, conseguir concluir a prova se tornou ainda mais especial. “Foi algo inacreditável, eu me emocionei na chegada, vivi uma realização total, uma coisa que eu jamais imaginei”, disse. O maratonista também destaca o nível de organização da prova, com tudo acontecendo ao mesmo tempo e dando certo, questões que no Brasil, mesmo as melhores provas, ainda têm muito a desenvolver.
O desafio de encarar a Maratona de Boston teve a participação da treinadora Patrícia Atkinson, que viajou para os Estados Unidos na sexta-feira pela manhã. “Silvério e eu participamos da prova de formas diferentes. Nós sabíamos que estávamos rumo à maior maratona do mundo, mas só se entende o que é isso estando lá”, afirma Patrícia. Ela conta que no fim de semana anterior à prova a cidade de Boston respira o evento, tendo a corrida de longa distância como grande protagonista. “O mais legal é a energia. A Maratona de Boston não é um local para bater metas, pois a meta é estar lá. Isso faz com que o clima seja de festa, alegria e realizações o tempo todo”, completa.
Preparação iniciou seis meses antes
O índice para participar da prova em Boston foi alcançado por Silvério no ano passado, na Maratona de Porto Alegre. Durante a corrida na Capital gaúcha, o maratonista completou os 42 km do percurso em 3h37min, em torno de 30 minutos abaixo do índice necessário para Boston (4h5min em sua categoria). Com isso, o atleta fez a inscrição no dia 12 de setembro de 2023, tendo a resposta positiva duas semanas depois.
A partir daí, Silvério e a treinadora Patrícia Atkinson iniciaram o planejamento voltado para a Maratona de Boston. Foram cerca de seis meses de preparação para a prova. Conforme Patrícia, a preparação incluiu mais treinos com subidas, por ser uma característica da Maratona de Boston, que possui muitas subidas e descidas no percurso. “Nos meses com mais volume o Silvério chegava a rodar 250-300km/mês”, conta a treinadora sobre a preparação.