Atividades do projeto foram retomadas na última semana
A garotada do Fera está de volta aos treinamentos. Na última semana, os professores do projeto deram início à preparação para os desafios da temporada 2025. O último ano foi marcado pelo retorno da equipe ao Gauchão da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), com a categoria Sub-13. Neste ano, o Fera deve participar do estadual também com a Sub-15.
Além do Campeonato Gaúcho, a escola montenegrina vai disputar o Campeonato da Liga de Futebol Encosta da Serra (Lifesa), o Estadual Noligafi e o Campeonato Intermunicipal. As datas de início das competições ainda não foram divulgadas, mas os dirigentes já sabem que o Gauchão Sub-15 começa no primeiro semestre e o Sub-13 inicia no segundo semestre do ano.
O técnico Vinícius Nascimento, que retornou ao Fera em outubro de 2024, após passagem pelo Gramadense, detalhou o início da preparação visando os desafios desta temporada. “Neste primeiro momento, a gente está com os grupos unidos (grupo escola e grupo competição), pois ainda é um período de férias. O planejamento já está montado. A partir de fevereiro a gente reinicia com as comissões montadas”, salienta.
“Fiquei um ano fora, tem muitos meninos novos que eu ainda não conheço, então é importante às vezes fazer trabalhos um pouco mais abertos, para podermos observar a evolução dos meninos. Nessa idade (entre 12 e 13 anos), eles estão em constante fase de evolução, em vários aspectos. Na última atividade fizemos um trabalho mais voltado para o campo reduzido, e hoje optamos por fazer uma atividade mais aberta”, acrescenta Vinícius.
O treinador frisa que os treinamentos deste início de ano também podem servir como “laboratório” para os meninos que buscam uma vaga no elenco que vai disputar o Gauchão. “No ano passado, a nossa 2011 teve a primeira oportunidade de disputar o estadual federado. Este ano temos a possibilidade de jogar o Sub-15, que é um campeonato muito forte. Para os meninos é uma grande oportunidade, principalmente para aqueles que têm o sonho e o objetivo de ser jogador profissional”, enfatiza.
Em seu retorno ao Fera, após um ano no Gramadense – onde treinou o elenco profissional, o Sub-17 e o Sub-20 da equipe da Serra –, Vinícius busca ajudar no processo de desenvolvimento da garotada montenegrina. “Para mim, é sempre uma alegria poder estar aqui, é um lugar que gosto bastante. Sou muito grato ao Da Páscoa e ao Fábio, que me deram a oportunidade”, completa.