Decisão. Sub-11, sub-12 e sub-13 disputam o título em Garibaldi, no sábado
A garotada do Fera está pronta para disputar o título da Copa Serrana. Neste sábado, a competição estadual, que está em sua segunda edição, conhece seus campeões, na cidade de Garibaldi. A escola de futebol montenegrina está representada com três categorias na final, duas delas buscando o bicampeonato. No ano passado, as categorias 2004 e 2005 levantaram o caneco, também em Garibaldi.
Na decisão deste ano, o adversário é o tradicional Cruzeiro, de Cachoeirinha, que não disputou o torneio em 2016. O Fera tem se dado bem contra o oponente nos confrontos disputados nesta temporada. No entanto, final é final e não existe um favorito. Hoje, os montenegrinos encerram a preparação para os jogos decisivos com treinos leves, nos campos do Riograndense e da Tanac.
A primeira categoria da equipe de Montenegro a disputar o título em Garibaldi será a sub-11, do técnico Júlio César Machado, o Julinho, que busca a conquista inédita. No ano passado, o time de Julinho acabou derrotado pelo Prata da Casa, de Arroio do Meio, por 2 a 1. O primeiro dos três embates entre Fera e Cruzeirinho inicia às 11h.
Depois, às 13h, a gurizada da sub-12 entra em campo para lutar pelo bicampeonato do torneio. Treinada por Tiago Schlingvein, o Maratá, a categoria 2005 está pronta para o jogo decisivo. Nos treinamentos da semana, o técnico orientou os meninos para que eles não realizem brincadeiras ou esforços físicos na escola e em casa, para não perderem a partida decisiva. “Vai ser pedreira. Jogamos duas vezes contra o Cruzeiro no ano e ganhamos ambos os duelos por 3 a 0, mas os jogos foram muito encardidos, não condizem com o placar”, ressalta o comandante.

Em 2016, os atletas comandados por Tiago Maratá derrotaram o Sete de Setembro, de Lajeado, na decisão. A conquista veio nos pênaltis. Apesar disso, o técnico garante que a atual competição está mais complicada. “Esse ano está mais difícil. Tem mais times participando. O Cruzeiro, por exemplo, entrou nesse ano. É um time tradicional e forte”, analisa.
Outra categoria do Fera que busca se sagrar bicampeã da Copa Serrana é a sub-13, do técnico Eduardo Vercelhese, o Da Páscoa, que venceu o Esportivo, de Bento Gonçalves, na decisão passada. O confronto inicia às 14h15min.
O final de semana decisivo para o Fera continua no domingo. Em Montenegro, a gurizada da sub-10, comandada por Jorge Rodrigues, o Jorginho, encara o Cruzeiro, às 10h, no campo do Riograndense, pela semifinal do Módulo B do Campeonato Gaúcho de Base. Como o regulamento foi alterado há poucos dias, esta fase será disputada em jogo único. Portanto, quem vencer esta partida avança para a grande final do estadual.