Equipe está realizando uma espécie de pré-temporada antes do estadual
Com caras novas no elenco, novo treinador e o objetivo de conquistar o acesso à primeira divisão do futsal gaúcho, o Bela Vista conheceu nesta semana seus primeiros adversários na Série Prata do Campeonato Estadual. Na primeira fase, a equipe montenegrina vai enfrentar Passo Fundo Futsal, Campo Bom Futsal, Locomotiva, de Serafina Corrêa, e AERFS, de Faxinal do Soturno. A competição deve iniciar em abril.
Até lá, o Bela realiza uma espécie de pré-temporada. A comissão técnica deu início à preparação no começo de fevereiro, com atividades físicas, técnicas e táticas. Na quinta-feira da última semana (dia 20), o grupo realizou um treino no ginásio do Sesi, que será a casa da equipe no estadual mais uma vez.
Uma das novidades do Bela Vista para esta temporada, o técnico Leandro Corcione, o Paulista, fez uma avaliação do plantel após as primeiras semanas de treinamentos. “Hoje a gente trabalha com 20 atletas, quatro deles são goleiros, então são 16 jogadores de linha. A gente consegue ter um balanço bem bacana, e acho que o ponto forte dessa equipe é a união que eles têm. É um time formado, que já vem de um ano para o outro, então é mais fácil para a gente trabalhar”, analisa.
O treinador chegou ao Bela após convite do presidente Nilson Nunes, no final do ano passado, e revelou suas primeiras impressões. “Fiquei bem satisfeito com o convite que ele (Nilson) fez. Ele me deu uma estrutura muito boa. Agregou valores ao grupo com algumas chegadas de atletas, agregou também com a chegada de novos goleiros, isso é importante, fica aquela disputa sadia. Meu principal objetivo é a gente ter um time bem competitivo”, declara.
Com mais de um mês de preparação pela frente até a estreia no estadual, Paulista frisa que o “sarrafo” da Série Prata subiu neste ano, com os retornos de equipes como Passo Fundo e Cerro Largo. “Temos que ter uma cabeça muito boa nos treinos para conseguirmos aprimorar o que a gente tem de melhor. Temos bastante material humano no nosso time. Se a gente conseguir se abraçar um no outro e cada dia trabalhar mais, a gente pode colher frutos lá na frente pela qualidade que esse meninos têm”, comenta o treinador.
Neste período sem jogos, Paulista tem dado uma atenção especial ao sistema defensivo. “Acompanhei muito o time do Bela Vista ano passado, aqui, em lives, e notei que a gente dava muito gol para os adversários. Às vezes a gente acabava errando um lance bobo e dava muito gol. Este ano, como o nível aumentou, teremos que tentar minimizar esses nossos erros. Sou um cara que gosta bastante da parte defensiva, gosto de estudar a parte defensiva. A gente tem que começar a preparar a defesa, e gradativamente a gente vai subindo as linhas e melhorando a parte ofensiva também”, completa.

Atletas destacam o comprometimento do grupo
Um dos reforços do Bela para 2025, o fixo Mateus de Souza Dutra almeja conquistar o acesso à Série Ouro com a equipe montenegrina. “Comprometimento, vontade em quadra para ajudar o colega, isso não vai faltar. Vamos em busca desse acesso. Vai ser bem difícil, mas o Nilson e todos da diretoria estão correndo, fazendo por onde, para a gente ter a melhor estrutura. O mínimo é a gente correr atrás, para essas pessoas e por nós”, ressalta.
Capitão por onde passou, Mateus destaca que foi muito bem recebido pelo grupo e exalta a união do elenco montenegrino. “A galera recebeu a gente super bem. Todo mundo pega junto, todo mundo está vindo aos treinos. A gente não vive disso, a gente faz porque gosta, mas todo mundo é parceiro e tem qualidade. Vamos para o campeonato incomodar, com certeza”, acrescenta.
No elenco desde a criação da equipe, o ala Wesley Ramos, o Lelinho, exalta o trabalho que está sendo realizado neste ano. “Estou com uma expectativa muito boa para este ano, porque está sendo feito tudo diferente. Está muito bem organizado, estamos fazendo bastante treinos físicos. O Paulista entende muito de salão, é um cara muito inteligente. O grupo está focado, muito fechado. As coisas estão muito melhores do que nos outros anos”, enaltece.
Pilar da equipe, Lelinho fala sobre a necessidade de buscar novos apoiadores para custear as despesas da temporada. “A gente está correndo atrás, porque é difícil. Tem viagens longas durante o ano. Graças a Deus, já conseguimos uniformes, academia, suplementos, que são muito importantes para o atleta. Estou bem feliz com o momento que a gente está vivendo. A gente precisa da torcida, a gente precisa desse apoio, isso motivo muito o atleta”, pontua.
Presidente reforça pedido por apoio
Nilson Nunes, presidente do Bela Vista, valoriza a ajuda da Prefeitura Municipal e de empresários locais, mas reforça o pedido por novos apoiadores para o Bela Vista alçar voos mais altos no cenário estadual do futsal. “No ano passado, perdemos para um time que investiu muito dinheiro, e perdemos apenas na prorrogação. Então, desde o começo deste ano, quando eu pedia apoio para alguém, sempre falava: não quero dinheiro sobrando, quero dinheiro para a gente se manter e levar o nome de Montenegro com dignidade”, diz.
“Toda ajuda é bem-vinda. O apoio da Prefeitura é muito importante. Todas as pessoas com quem falamos estão vendo que o trabalho está sendo levado a sério. Este ano a gente vai fazer bonito para representar bem a cidade de Montenegro”, finaliza Nilson.
