Marcado pela solidariedade, evento teve inúmeras atividades
Um dia repleto de atividades e de muita solidariedade. Assim foi a edição de 2024 do Dia do Desafio em Montenegro. Desde o amanhecer até o final da noite dessa quarta-feira, 29, centenas de pessoas passaram pelo ginásio do Sesc, seja para realizar exercícios físicos ou para ajudar o próximo com doações.
O objetivo principal do DDD é despertar o interesse da população pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Porém, neste ano, por conta das enchentes históricas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio, o foco da ação foi totalmente voltado para a questão solidária. “Optamos por fazer aqui no Sesc, e não na Praça Central, como costumeiramente fazíamos, e focar muito mais na parte solidária e social. Vamos continuar recebendo doações na próxima semana também”, destaca Mateus Araújo, técnico de Esporte e Lazer do Sesc Montenegro.
“A corrida e caminhada teve mais de 200 inscrições realizadas de forma antecipada. Na parte da manhã, recebemos mais de 100 pessoas aqui no Sesc, e cada uma trouxe um material para doação (leite UHT, materiais de higiene pessoal ou material escolar). Isso é o mais bacana de tudo”, complementa Araújo.
Além da corrida e caminhada noturna, que foi a atividade principal do Dia do Desafio 2024 no município, o Sesc promoveu inúmeras outras ações durante a quarta-feira. Pela manhã, teve oficina de dança e treino aberto de câmbio e walking football no ginásio. Na parte da tarde, atividades de basquete, futsal e circo foram realizadas no local. Em frente ao ginásio, estava instalado o drive-thru solidário, onde ocorreu o recebimento das doações.
Esporte, união e bem estar como sinônimos
Entre as inúmeras atividades oferecidas pelo Sesc nesta edição do Dia do Desafio, Lorena Bordignon participou da oficina de dança e do treino de walking football. No dia a dia, ela também faz musculação na academia do Sesc e considera fundamental a prática das atividades para a saúde e o bem estar. “O exercício físico, seja qual for, é muito importante, especialmente para a saúde da gente”, enfatiza.
“Quando estamos em grupo, tem a questão da união, do pensar no outro, de respeitar o outro, do trabalho em equipe, a alegria, o divertimento… Tudo isso ajuda na nossa saúde e no nosso bem estar. Precisamos disso, principalmente nessa situação, que a energia está muito densa, as pessoas estão muito tristes. Temos que sair um pouco para se divertir, pois isso faz bem para todos nós”, acrescenta Lorena.
Além da importância da prática de exercícios físicos no dia a dia, Lorena reforça que a soma do esporte com a amizade é fundamental para a saúde mental da população. “A gente não pode se isolar. Estar com os amigos faz a gente esquecer um pouco dos problemas e vier esse momento de forma leve, divertida. E não podemos parar. Se não, com o tempo, a gente vai envelhecendo e os músculos atrofiam”, completa Lorena.