Definidos os classificados na Classe A1 do Ranking ATM de Tênis

Primeira fase da tradicional competição vai chegando em sua reta decisiva

A principal competição de tênis da região já tem seus postulantes ao título da classe principal definidos. Durante o mês de setembro, os tenistas da Classe A1 do Ranking ATM protagonizaram grandes enfrentamentos e mostraram que a fase eliminatória desta edição será uma das mais equilibradas dos últimos anos. As oito vagas para as quartas de final já estão preenchidas, e os últimos jogos da primeira fase servirão para definir os confrontos dos matas, que começam em novembro.

O equilíbrio é tanto que nenhum tenista da classe principal está invicto. No grupo 1, apenas um ponto separa a líder Andrea Peters, tricampeã do Ranking, do terceiro colocado Evandro Maders. Maior vencedora do torneio, Andrea perdeu apenas um jogo (dois sets) neste ano e comenta sobre o equilíbrio da competição. “Entraram atletas com muita qualidade técnica e uma maior visão de jogo esse ano”, observa.

Apesar de ser a tenista a ser batida no ranking, Andrea não se vê visada pelos oponentes. “Precisamos ter a cabeça voltada para o objetivo, que é a satisfação pessoal. Se tu não desempenhas bem o teu trabalho, tu te frustras. Por esse motivo, não me incomodo muito com os adversários, por que sei que eles também estarão buscando o melhor de si”, argumenta.

Além de Andrea, os tenistas Daniel Zimmer, Evandro Maders e Fabiel Maders já estão garantidos nas quartas de final pelo grupo 1. No grupo 2, Pedro Ritter e Samuel Schu dividem a liderança com sete vitórias em nove jogos e também já estão classificados para os matas, assim como Gabriel Gheno e Marcelo Kindel. Os atletas que ficarem entre a quinta e a oitava posição de cada grupo vão disputar a Recopa, que também inicia em novembro.

No grupo 1 da Classe A2, as disputas estão ainda mais parelhas nas primeiras posições. Por enquanto, os quatro classificados da chave seriam Tárcio Lerner, Cristian Schoenell, Gustavo Emílio Jann e Magnus Cornélius. Entretanto, os tenistas Márcio Koehler e Adriano Bérgamo ainda têm mais um jogo na primeira fase e podem tirar Magnus das quartas de final.

No outro grupo da Classe A2, as quatro vagas para os matas já estão preenchidas. Maico Dalbosco, Mauro Parisotto, Vânius Cornélius e Vinícius Martins confirmaram classificação e vão definir suas colocações na rodada final.

Classe B e Duplas terão definições nos próximos dias
Como as classes A1 e A2 já têm praticamente todos os classificados definidos para os matas, as atenções em outubro se voltam para a Classe B e também para as Duplas. Nas duas categorias, a fase classificatória ainda está longe de terminar, e portanto, as disputas por vagas nos matas estão abertas. Somente no grupo 2 da Classe B, dois tenistas já estão garantidos nas quartas de final: Guilherme Garcia e Jeferson Federhen. As outras seis vagas serão preenchidas durante o mês de outubro.

A categoria de Duplas está mais “atrasada” em relação à Simples. Com três vitórias em três jogos, os irmãos Evandro Maders e André Maders ocupam a liderança e estão encaminhados na próxima fase. A dupla formada por Andrea Peters e Pedro Ritter soma 7 pontos em três partidas e dificilmente não estará nos matas.

Últimas Notícias

Destaques