A Copa América deste ano, no Brasil, terá presença de duas seleções de fora do nosso continente: Catar e Japão. Convidados pela Conmebol, os dois países participam do torneio no lugar de México e Estados Unidos, que recusaram o convite.
As invitações para a competição acontecem desde 1993. O Catar foi convidado pelo vínculo crescente com a Conmebol nos últimos anos. A Copa do Mundo de 2022 acontecerá no país do Oriente Médio, e a entidade sul-americana pretende trazer o mundial para o continente em 2030. Além disso, os cataris estiveram perto de receber a final da Libertadores, entre Boca Juniors e River Plate no ano passado, que acabou acontecendo em Madrid, na Espanha.
O Japão fará a sua segunda participação no torneio. A primeira aconteceu em 1999, quando somaram apenas um ponto nos três jogos disputados. Em 2011, a seleção japonesa chegou a ser convidada novamente, junto com o México, mas recusou por conta de um grande terremoto e um posterior tsunami que atingiram os asiáticos naquele ano.
O Catar já foi convidado para a próxima edição da competição, que acontecerá em 2020 na Argentina e na Colômbia. Além do país do Oriente Médio, a seleção chinesa deve ser a outra convidada.
Para a Copa América de 2019, a Arena do Grêmio receberá cinco partidas. Na fase de grupos, terá Venezuela x Peru pelo grupo A, Uruguai x Japão pelo grupo B e Catar x Argentina pelo grupo C. No mata-mata, receberá um jogo das quartas de final e uma semifinal.