“Eventos como esse nos possibilitam conhecer novos lugares, fazer novas amizades e apreciar a natureza”. O relato é de Patrícia Jardim Pinzon, de Guaíba, que participou da segunda edição da Rota Fortaleza de Cicloturismo no último domingo, 5, em Montenegro. Ao lado das amigas Suzete Signoretti e Cláudia Guimarães, ela percorreu os 50 km do maior percurso do evento, com o objetivo de cansar o corpo e descansar a mente. A segunda edição da Rota também teve um trajeto mais curto, de 25 km, e ainda uma trilha pela Rota Fortaleza, grande novidade em relação à primeira edição.
Ao todo, mais de 70 pessoas participaram do pedal, enquanto outras 38 fizeram a caminhada pela trilha, desbravando as atrações turísticas do município. “É um público diferente, que curte mais as paisagens, já que não é um evento competitivo. Estamos incluindo esporte e lazer na rota turística. E o pessoal que vem uma vez, já chama outros amigos para a edição seguinte”, enfatiza Mateus Araújo, técnico de Esporte e Lazer do Sesc Montenegro.
A manhã de domingo de sol e temperatura agradável colaborou para tornar o evento ainda mais especial. Aos 69 anos, Suzete Signoretti, de Porto Alegre, destaca as características do trajeto da Rota. “Nossa média varia de 30 a 100 quilômetros por final de semana, é o pedal que nos leva. Chão batido, caminhos rurais… Isso é o que procuramos no Verão”, ressalta a ciclista, que pedala desde 2011.
Suzete, Patrícia Pinzon e Cláudia Guimarães formam um trio inseparável no ciclismo. Cláudia, de Porto Alegre, começou a pedalar há quatro anos, quando conheceu Suzete. “Eu também corro, aí no Pedal da Inclusão, conheci a Suzete, e a partir daí, formamos esse trio para pedalar por aí”, salienta.
O casal Gina Waleska Nicola de Sampaio e Eduardo Marques de Fraga veio de Porto Alegre e passou o final de semana em Montenegro. No sábado, almoçaram e jantaram em restaurantes da cidade, e ficaram hospedados em um dos hotéis do município. No domingo, levantaram cedo para participar da Rota Fortaleza e desbravar as belezas do trajeto, como o Orquidário, a Cabana do Riacho e a Cruz das Almas.
A Rota Fortaleza de Cicloturismo foi realizada por Sesc Montenegro, Prefeitura de Montenegro, Associação Ciclística Montenegrina (Aciclomont), Rota Turística Fortaleza, Emater e Cetam. (MF)