Automobilismo: Léo Reis passa a limpo último ano e projeta 2025

Piloto disputou grandes provas em 2024 e quer manter evolução neste ano

Com o objetivo de se profissionalizar no automobilismo e ser destaque no cenário mundial, o montenegrino Leonardo Porto Reis mantém sua evolução na modalidade. Na última temporada, o piloto de apenas 19 anos disputou grandes provas, por diferentes competições, inclusive no Autódromo de Interlagos, considerado um templo brasileiro do automobilismo. Em 2025, o jovem quer manter sua ascensão rumo ao profissionalismo.

Piloto de apenas 19 anos conquistou a pole position na última etapa da Fórmula Delta

O início de Léo no automobilismo se deu através de competições virtuais, em 2018. De lá para cá, o montenegrino migrou para as pistas reais e vem empilhando conquistas ano após ano. Em 2022, sagrou-se campeão da Fórmula 1.4. No ano seguinte, teve destaque em várias etapas do Campeonato Gaúcho de Endurance. Em 2024, o piloto local se manteve no topo e encarou grandes desafios, como a Fórmula Delta, nos meses de novembro e dezembro.

Logo em janeiro do ano passado, Leonardo recebeu a oportunidade de fazer um treino no autódromo de Tarumã, com um carro da categoria Fórmula 3, oferecido pela equipe PropCar, de São Paulo (equipe que possui histórico de oferecer treinos para formação de pilotos com destaque mundial, inclusive na categoria de Fórmula 1).

Com um carro que exige arrojo, foco e técnica de pilotagem avançada, o montenegrino teve desempenho destacado no treino. “Fizemos 85 voltas, sendo a melhor delas cerca de 1 segundo mais rápida que a do piloto de Fórmula 1 pela equipe Williams no ano passado, o argentino Franco Colapinto, em outra ocasião com o mesmo carro”, destaca o jovem. Nessa atividade, o veículo alcança velocidade superior a 260 km/h na reta e velocidade média acima dos 182 km/h por volta.

No mês de março, Léo se sagrou campeão da etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Endurance, também no autódromo de Tarumã, na categoria P3 de protótipos. Após a conquista, o piloto local iniciou a preparação para competir na Fórmula Delta, que sempre foi um objetivo pessoal de Leonardo, tendo em vista a relevância da categoria no cenário nacional do automobilismo.

Protagonismo na etapa final

A Fórmula Delta é uma categoria de monopostos, homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo e gerenciada pela equipe Minelli Racing. Os carros são entregues aos pilotos em condições mecânicas de motorização e performance muito semelhantes, onde o piloto, com sua sensibilidade e condução, fazem a diferença na conquista dos resultados. Os veículos alcançam a velocidade de 225 km/h no final das retas.

A competição da Fórmula Delta é composta por oito etapas, disputadas nos autódromos de Interlagos e Velocitta, em São Paulo. O certame integra a programação do Campeonato Paulista e é administrado pela Federação de Automobilismo de São Paulo, reunindo pilotos de diversos estados do país. Leonardo participou das duas últimas etapas da temporada, em Interlagos, após contatos feitos com a equipe Minelli, que ofertou ao montenegrino a participação nas etapas de novembro e dezembro.

Na etapa de novembro, a sétima do campeonato, Léo encarou chuva e pista molhada no treino de classificação. Mesmo com condições climáticas adversas, o piloto local conquistou a 2ª posição de largada para a corrida 1, com tempo de volta de 1min50s784. Na prova, iniciou bem e brigou pela liderança, mas sofreu uma colisão de outro veículo na traseira de seu carro, o que acabou danificando o câmbio.

Sem conseguir efetuar todas as trocas de marcha e para evitar danos maiores, Léo teve que abandonar a prova no final e finalizou na 9ª colocação. Na segunda corrida da etapa, largou em 9° e, em meio a disputas intensas, ganhou uma posição e ficou em 8° lugar, no primeiro contato do piloto na categoria em condições normais de clima em Interlagos.

Léo Reis (carro branco) competiu de igual para igual com pilotos experientes em 2024 e quer seguir evoluindo neste ano

A oitava e última etapa da Fórmula Delta foi especial para Leonardo. Com a pista seca e nas melhores condições, o montenegrino teve grande desempenho no treino de classificação e conquistou a 1ª posição de largada para a corrida 1, com tempo de volta de 1min42s813, sendo a volta de classificação mais rápida de todo o ano na competição. “Conseguimos extrair o máximo do carro, fazendo a pole position para a corrida”, enaltece Léo.

Na primeira prova, com pista molhada, largou na frente e, apesar da chuva intensa e toda a pressão de vários pilotos experientes, Léo evitou se envolver em acidentes e finalizou a prova na 2ª colocação, subindo ao pódio já em sua segunda etapa disputada. Na segunda corrida, com a inversão do grid, conforme regulamento da categoria, o piloto local largou em 5° e fechou a prova na 6ª posição.

Com o resultado obtido na etapa de encerramento da temporada, Léo conquistou o troféu de volta mais rápida do treino classificatório, além dos troféus de 2° lugar na categoria Pró e de 2° colocado no geral da primeira corrida. Além disso, também levou pra casa o troféu de 3° lugar da última etapa da Copa Brasil, que considera a soma total de pontos dos pilotos ao longo do final de semana.

Mesmo participando de apenas duas etapas das oito da Fórmula Delta, o montenegrino conquistou quatro troféus. “Essa participação na categoria possibilitou a ele se destacar no cenário do automobilismo nacional, gerando novas perspectivas de competir em categorias de expressão e visibilidade nacional”, exalta o pai do piloto, Homero Alexandre Reis.

Ainda não há definição sobre o primeiro desafio deste ano, mas Leonardo já iniciou a preparação e busca aprimorar suas técnicas para chegar ao mais alto nível do automobilismo. “Os planos para a temporada 2025 seguem em aberto, dependendo principalmente de investidores”, ressalta o jovem.

Últimas Notícias

Destaques