Augusto Wenig lidera o Campeonato Gaúcho de Downhill no Juvenil

PILOTO trabalha para se tornar um atleta profissional e sonha disputar o mundial

O piloto montenegrino Augusto Wenig, 16, vem conquistando grandes resultados no Campeonato Gaúcho de Downhill 2024, organizado pela Federação Gaúcha de Ciclismo. Nas três primeiras etapas disputadas até agora – em Sapiranga, Nova Prata e São Vendelino – ele terminou na primeira colocação e lidera o ranking da competição na categoria Juvenil.

A paixão de Augusto pelo esporte começou em setembro de 2020. Ele conta que era piloto de MotoCross, mas durante a pandemia as competições deixaram de acontecer, foi então que o Downhill surgiu em sua vida. “Eu vi um anúncio que teria uma corrida de Downhill e sempre tive a curiosidade de andar, então pedi para o meu pai me levar. Acabei competindo na categoria iniciante e fiquei em 4º colocado, desde então não parei mais”, afirma.

O foco do atleta no momento tem sido o Campeonato Gaúcho, no qual ele vem se destacando com um dos melhores resultados da competição. “No primeiro fim de semana de abril eu competi em São Vendelino, fui bem difícil, a pista estava extremamente desafiadora, mas consegui manter a calma, me poupar para não cair, e assim consegui o primeiro lugar”, pontua o jovem. Ainda restam mais três etapas do Estadual para serem disputadas e, no momento, Augusto lidera a categoria Juvenil com 25 pontos de vantagem para o segundo colocado.

Piloto venceu a corrida válida pelo Ranking Brasileiro neste fim de semana, em Gaspar-SC. FOTO: arquivo pessoal

Garantir um bom resultado no Campeonato Gaúcho está entre os principais objetivos do ano para o atleta montenegrino. “Eu busco sempre melhorar e conseguir dar o meu máximo. Em questão de resultado, quero tentar ser campeão no Estadual e ir em busca do Brasileiro”, afirma. Durante a pausa do Campeonato Gaúcho, que será retomado em agosto, Augusto vai tentar repetir o bom desempenho no Campeonato Brasileiro de Downhill, que será realizado em Pomerode-SC, dos dias 25 a 28 de julho de 2024.

Nesse final de semana, em Gaspar-SC, ele também participou de competição válida pelo Ranking Brasileiro, vencendo a corrida na categoria Juvenil. A expectativa do jovem é seguir no esporte e, em breve, se tornar um piloto profissional. “Meu sonho é um dia participar do campeonato pan-americano e do mundial, porém o nível dos pilotos é extremante alto e para chegar lá posso demorar um pouco, mas acredito que um dia chego”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques