Ciclismo. Ivânio Benvenutti ingressou na modalidade há menos de um ano
Há aproximadamente cinco anos, chegou ao Brasil uma nova modalidade de ciclismo, que tem chamado a atenção dos atletas do Vale do Caí a cada ano que passa. Oriundo do downhill, o enduro tem atraído cada vez mais ciclistas da região. Um dos atletas de Montenegro que “abraçou” a nova modalidade é Ivânio Benvenutti, 46 anos. Desde o início do ano, o ciclista tem treinado forte para competir nas provas de enduro, que exigem uma boa preparação física e psicológica.
A estratégia é uma das principais características da modalidade, que contém provas de regularidade. São subidas e descidas, morros e trilhas. No entanto, tudo tem sido um aprendizado para Ivânio, que participou de duas provas da modalidade em 2017. “Tratamos o enduro como aprendizado ainda. É muito mais estratégico que o downhill, pois são quatro descidas. Exige uma boa preparação física. A hidratação e a alimentação são essenciais durante as provas”, ressalta o ciclista.
Desde os 15 anos de idade envolvido com o ciclismo, Ivânio explica porque migrou para o enduro nesta temporada. “Corria downhill há seis anos. Como seguro um pouco mais a onda e não sou tão competitivo, fui para o enduro, que não é tão perigoso como é o downhill, onde muitos se machucam. Todas as trilhas são preparadas para a modalidade dois meses antes. Essa segurança para andar é o que mais me atrai”, frisa.
Apesar de ser uma modalidade mais “tranquila” que o downhill, as provas de enduro também requerem muitos cuidados. No deslocamento, é imprescindível a utilização de luvas e do capacete aberto. Para as descidas, óculos, joelheiras e capacete fechado são obrigatórios. “Sem esses equipamentos, não compete. Devido às pedras do percurso, é aconselhável usar colete”, alerta Ivânio, que treina duas vezes durante a semana e também nos finais de semana pela região.
O ciclista montenegrino destaca que o enduro é um conceito novo de um esporte que existe há muito tempo no país. “O que era feito antes, por hobby ou aventura, já era enduro. Porém, agora é por competição. A evolução do equipamento (bicicleta) permitiu novas modalidades, eventos e percursos. Alguns equipamentos utilizados em motos foram para a bike, como a suspensão, por exemplo. O enduro é uma modalidade que está caindo no gosto do pessoal. Em pouco tempo, terá muita gente nas trilhas”.